segunda-feira, 25 de junho de 2007

GEOLOGIA - PARANÁ - MINEROPAR



Serviço Geológico
Geologia do Paraná
Mapas
Recursos Minerais

O Estado do Paraná possui cerca de 200.000 km2 de território e pode ser subdividido do ponto de vista de vocação mineral em quatro compartimentos:
Cobertura Sedimentar Mesozóica - Cerca de 12% (23.500 km2) é representado por rochas formadas em ambiente fluvial e desértico, cujos litotipos predominantes são os arenitos seguidos de siltitos e argilitos que apresentam baixo potencial mineral, exceto as areias para construção civil e de uso industrial.

Grupo São Bento - Mais da metade do território paranaense (53%) é ocupado pelos derrames basálticos do imenso vulcanismo fissural continental ocorrido no período Jurássico/Triássico e que dotou o Estado, além das possibilidades do desenvolvimento de um solo de excelente qualidade, da ocorrência de minerais de cobre, ágatas e ametistas.

Grupos Passa Dois, Guatá, Itararé e Paraná - Cerca de 25% do território paranaense é ocupado pela faixa de afloramento da bacia do paraná, porção esta que constitui-se de uma faixa com largura média de 130 km e que corta o Estado de norte a sul, orientando-se a noroeste na porção sul e a noroeste na porção norte. Este compartimento geológico do Estado é o principal produtor de insumos energéticos (carvão e xisto pirobetuminoso) além de apresentar reserva de urânio, bem como de possuir uma mina de calcário para corretivo agrícola e várias ocorrências de rochas carbonáticas.

Embasamento - Constitui o embasamento da Bacia do Paraná, geograficamente corresponde ao Litoral e Primeiro Planalto. É representado por uma ampla diversidade de ambientes e tipos litológicos que ocupam cerca de 10% do território paranaense (21.000 km2). Esta porção geográfica é responsável por cerca de 65% do valor da produção mineral paranaense, com a Região Metropolitana de Curitiba-RMC, respondendo por cerca de 70% deste valor ou seja, 45% do total do Estado.

Nenhum comentário: