quarta-feira, 3 de setembro de 2008

V Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Subterrânea em Belo Horizonte

V Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Subterrânea em Belo Horizonte

As inscrições encerram no dia 15 de setembro

Discutir práticas, avanços tecnológicos e soluções de problemas que são adotados na área de lavra a céu aberto e de lavra subterrânea, bem como na de barragens de rejeito, no Brasil e exterior, por meio de palestras e trabalhos técnicos. Estes são os objetivos do V Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e V Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea que acontecerão entre os dias 23 e 25 de setembro, em Belo Horizonte (MG). As inscrições se encerram no dia 15 de setembro.
A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM e o Departamento de Engenharia de Minas da UFMG - DEMIN que convidam também para o Workshop Barragens de Rejeito.
Segundo o Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, os processos tecnológicos modernos são cada vez mais utilizados, tanto na prospecção quanto na exploração dos recursos minerais, o que resulta numa curva ascendente de produtividade que beneficia as empresas e o País, além de contribuir para a progressiva redução dos impactos ambientais.
“Diante de tantas perspectivas positivas, principalmente em relação às importantes contribuições ao desenvolvimento sustentável do Brasil, a mineração nos convida também a fazer reflexões. E a partir daí, aprofundar-se nas responsabilidades que tanto impulsionam a manter o caminho evolutivo da mineração. E é por esse motivo que convidamos para os Congressos”, afirma Tunes.
Dentre os temas a serem discutidos estão “A Indústria Mineral: o presente e perspectivas para o futuro”; “Meio Ambiente, Saúde e Segurança”; e “Aspectos Críticos de Projetos para fechamento de barragens de rejeito”.
O Congresso conta com o apoio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SGM/MME, do DNPM e da CPRM.
Para fazer a inscrição basta acessar:
http://www.ibram.org.br/cbminas/informacoes_inscricoes.htm


Atenciosamente,
Geól. Paulo Ribeiro de Santana
Assessor do Diretor-Geral do DNPM