quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CERÂMICA :: INFORMAÇÕES TÉCNICAS - DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO ::

XIV Encontro de Mineradores e Consumidores
(15 a 18/Outubro/2007 em Curitiba/PR)
A ABC – Associação Brasileira de Cerâmica, preocupada com as atuais ações ambientais restritivas à mineração de minerais não metálicos, em especial com relação à Resolução CONAMA no 369, na qualidade de representante da comunidade cerâmica brasileira, convoca todos os associados e não sócios, pessoas físicas e jurídicas, a participarem do XIV Encontro de Mineradores e Consumidores, que se realizará entre os dias 15 e 18 de Outubro próximo, em Curitiba/PR, no Hotel Victória Villa.No evento será promovido um debate sobre a Resolução CONAMA 369, com a participação de Associações/Entidades Civis e Órgãos de Governo envolvidos com o assunto, propondo, ao final, a assinatura da Carta de Curitiba pelas entidades interessadas, na qual serão descritos os interesses e preocupações dos Setores envolvidos, exigindo as ações necessárias para a continuação do normal funcionamento dos mesmos, sendo a mesma, posteriormente, enviada aos Ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente e à Presidência da República.A ABC ressalta que a dita resolução CONAMA no 369, dividiu a mineração, colocando como exceção: areia, argila, cascalho e saibro; e classificando-os como atividade de Interesse Social, enquanto o restante da mineração foi classificada como atividade de Utilidade Pública. Ao mesmo tempo proíbe a atividade de Interesse Social de ser exercida em áreas de APP – Área de Proteção Permanente que contenham nascentes, veredas, manguezais e dunas. Ocorre, que o termo técnico nascente não é definido objetivamente em nosso Código Florestal. Tal regulamentação poderá ter conseqüências desastrosas, não apenas para o Setor Cerâmico Brasileiro (e aqui incluídos os segmentos de Pisos e Revestimentos, Estrutural, Louças Sanitárias, Louças de Mesa, Olarias, Isoladores Elétricos, Cerâmica Fina e Artístico), como também para outros Setores dependentes, direta ou indiretamente, da mineração de minerais não metálicos, tais como: Indústrias de Refratários; Siderurgia; Cimento, Vidro, Papel e Celulose, Colorifícios e a Construção Civil como um todo; interferindo diretam

ente no funcionamento dos mesmos, assim como nos possíveis investimentos futuros.Clique e
conheça a programação.
------------------------------------------------------------------------------------------------
:: INFORMAÇÕES TÉCNICAS - DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO ::

DEFINIÇÃOCerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.
CLASSIFICAÇÃOO setor cerâmico é amplo e heterogêneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em função de diversos fatores como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Dessa forma, a seguinte classificação, em geral, é adotada.
Cerâmica VermelhaCompreende aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas) e também utensílios de uso doméstico e de adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo porém o mais correto é em Materiais de Revestimento.
Materiais de Revestimento(Placas Cerâmicas)São aqueles materiais, na forma de placas usados na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designações tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grês, lajota, piso, etc.
Cerâmica BrancaEste grupo é bastante diversificado, compreendendo materiais constituídos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vítrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca da massa, necessária por razões estéticas e/ou técnicas. Com o advento dos vidrados opacificados, muitos dos produtos enquadrados neste grupo passaram a ser fabricados , sem prejuízo das características para uma dada aplicação, com matérias-primas com certo grau de impurezas, responsáveis pela coloração.
Dessa forma é mais adequado subdividir este grupo em:
louça sanitária
louça de mesa
isoladores elétricos para alta e baixa tensão
cerâmica artística (decorativa e utilitária).
cerâmica técnica para fins diversos, tais como: químico, elétrico, térmico e mecânico.
Materiais RefratáriosEste grupo compreende uma diversidade de produtos, que têm como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condições específicas de processo e de operação dos equipamentos industriais, que em geral envolvem esforços mecânicos, ataques químicos, variações bruscas de temperatura e outras solicitações. Para suportar estas solicitações e em função da natureza das mesmas, foram desenvolvidos inúmeros tipos de produtos, a partir de diferentes matérias-primas ou mistura destas. Dessa forma, podemos classificar os produtos refratários quanto a matéria-prima ou componente químico principal em: sílica, sílico-aluminoso, aluminoso, mulita, magnesianocromítico, cromítico-magnesiano, carbeto de silício, grafita, carbono, zircônia, zirconita, espinélio e outros.
Isolantes Térmicosos produtos deste segmento podem ser classificados em:
a) refratários isolantes que se enquadram no segmento de refratários,b) isolantes térmicos não refratários, compreendendo produtos como vermiculita expandida, sílica diatomácea, diatomito, silicato de cálcio, lã de vidro e lã de rocha, que são obtidos por processos distintos ao do item a) e que podem ser utilizados, dependendo do tipo de produto até 1100 ºC ec) fibras ou lãs cerâmicas que apresentam características físicas semelhantes as citadas no item b), porém apresentam composições tais como sílica, sílica-alumina, alumina e zircônia, que dependendo do tipo, podem chegar a temperaturas de utilização de 2000º C ou mais.
Fritas e CorantesEstes dois produtos são importantes matérias-primas para diversos segmentos cerâmicos que requerem determinados acabamentos. Frita (ou vidrado fritado) é um vidro moído, fabricado por indústrias especializadas a partir da fusão da mistura de diferentes matérias-primas. É aplicado na superfície do corpo cerâmico que, após a queima, adquire aspecto vítreo. Este acabamento tem por finalidade aprimorar a estética, tornar a peça impermeável, aumentar a resistência mecânica e melhorar ou proporcionar outras características.
Corantes constituem-se de óxidos puros ou pigmentos inorgânicos sintéticos obtidos a partir da mistura de óxidos ou de seus compostos. Os pigmentos são fabricados por empresas especializadas, inclusive por muitas das que produzem fritas, cuja obtenção envolve a mistura das matérias-primas, calcinação e moagem. Os corantes são adicionados aos esmaltes (vidrados) ou aos corpos cerâmicos para conferir-lhes colorações das mais diversas tonalidades e efeitos especiais.
AbrasivosParte da indústria de abrasivos, por utilizarem matérias-primas e processos semelhantes aos da cerâmica, constituem-se num segmento cerâmico. Entre os produtos mais conhecidos podemos citar o óxido de alumínio eletrofundido e o carbeto de silício.
Vidro, Cimento e CalSão três importantes segmentos cerâmicos e que, por suas particularidades, são muitas vezes considerados à parte da cerâmica.
Cerâmica de Alta Tecnologia/Cerâmica AvançadaO aprofundamento dos conhecimentos da ciência dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes áreas, como aeroespacial, eletrônica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matérias-primas sintéticas de altíssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, são fabricados pelo chamado segmento cerâmico de alta tecnologia ou cerâmica avançada. Eles são classificados, de acordo com suas funções, em: eletroeletrônicos, magnéticos, ópticos, químicos, térmicos, mecânicos, biológicos e nucleares. Os produtos deste segmento são de uso intenso e a cada dia tende a se ampliar. Como alguns exemplos, podemos citar: naves espaciais, satélites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, aparelhos de som e de vídeo, suporte de catalisadores para automóveis, sensor
INFORMAÇÕES TÉCNICAS - MATÉRIAS-PRIMAS NATURAIS ::

Matérias-primas naturais são aquelas utilizadas como extraídas da natureza ou que foram submetidas a algum tratamento físico para eliminação de impurezas indesejáveis, ou seja sem alterar a composição química e mineralógica dos componentes principais.
As principais matérias-primas estão relacionadas abaixo. Para informação sobre as mesmas, clique no item correspondente.
Agalmatolito
Andalusita
Argila
Bauxito
Calcita
Cianita
Cromita
Dolomita
Feldspato
Filitos
Cerâmicos
Grafita
Magnesita
Materiais Fundentes
Pirofilita
Quartzo
Silimanita
Talco
Wollastonita
Zirconita

(umidade, gases e outros), ferramentas de corte, brinquedos, acendedor de fogão, etc.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS - MATÉRIAS-PRIMAS SINTÉTICAS ::

Matérias-primas sintéticas são aquelas que individualmente ou em mistura foram submetidas a um tratamento térmico, que pode ser calcinação, sinterização, fusão e fusão/redução e as produzidas por processos químicos.
As principais matérias-primas estão relacionadas abaixo. Para informação sobre as mesmas, clique no item correspondente.
Alumina
Alumina Calcinada para Cerâmica
Alumina Eletrofundida Marrom
Alumina Eletrofundida Branca
Alumina Tabular
Carbeto de Silício
Cimento Aluminoso
EspinélioMagnésia
Mulita Sintética
Mulita - Zircônia
Óxido de ZincoSílica Ativa

© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada

Notas – Semana de 27 de setembro a 3 de outubro de 2007
27/09/2007
Assinatura
do Repórter

Edital Pensa Rio recebe 206 propostasEncerradas as inscrições on-line para o edital Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro, o sistema inFAPERJ contabilizou 206 candidatos. Lançado em 27 de julho, o programa irá disponibilizar R$ 30 milhões para o apoio de pesquisas multidisciplinares abrangentes, em áreas relevantes e estratégicas para o estado do Rio de Janeiro. A instituição que mais submeteu projetos foi a UFRJ (83). Uerj (27), Fiocruz (22), UFF (16) e Uenf (13) também tiveram número expressivo de inscrições. O Pensa Rio financia projetos sobre temas tão distintos quanto agricultura familiar, fármacos e fitoterápicos, habitação e urbanização, biodiversidade, minorias e intolerâncias correlatas, doenças parasitárias e infecciosas, entre quase 40 assuntos diversos. Os recursos serão divididos em duas parcelas de R$ 15 milhões. E as propostas precisam se enquadrar em uma de três faixas, de acordo com o montante solicitado e o número de pesquisadores doutores no grupo (Faixa A: participação de, no mínimo, quatro pesquisadores e orçamento máximo de R$ 200 mil; Faixa B: participação de, no mínimo, oito pesquisadores e orçamento máximo de R$ 400 mil; e Faixa C: participação de, no mínimo, 12 pesquisadores e orçamento máximo de R$ 600 mil).
Ruy Marques e Nélson Maculan discutem intercâmbio com universidades italianasO diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Marques, e o Secretário de Educação Nélson Maculan, que acompanharam o governador Sérgio Cabral durante viagem à Europa na semana passada, foram recebidos em agenda paralela pelos reitores da Universidade de Roma I (La Sapienza), Renato Guarini, e do Instituto Politécnico de Milão, Giulio Ballio. Nas duas ocasiões, foram iniciados contatos visando a assinatura de termo de cooperação técnico-científica envolvendo o intercâmbio de professores e alunos. No Politécnico, foi debatida a possibilidade de que alunos de pós-graduação dos dois países tenham duplo diploma, tanto da Politécnica quanto de instituições sediadas no Estado do Rio. Ruy Marques participou da comitiva de Cabral, representando o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Celso Lafer toma posse como presidente da Fapesp A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo tem novo presidente desde quarta-feira (26/9), quando Celso Lafer tomou posse em cerimônia assistida pelo governador José Serra, na sede da Fundação, na capital paulista. Professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Lafer presidirá a instituição nos próximos três anos em substituição ao lingüista e secretário do Ensino Superior Carlos Vogt. Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo; José Carlos Vaz de Lima, deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa; Alberto Goldman, vice-governador e secretário de Desenvolvimento; e Aloysio Nunes Ferreira Filho, secretário da Casa Civil, entre outros, também estiveram presentes à cerimônia em que Lafer ressaltou o papel da Fapesp como elo entre o saber literário e humanista e o conhecimento científico. Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em 1999, e ministro das Relações Exteriores em 1992 e de 2001 a 2002, Lafer foi ainda embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) e na Organização das Nações Unidas, de 1995 a 1998. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2004, e da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2006, o acadêmico foi laureado com o prêmio Moinho Santista na área de Relações Internacionais, em 2001. Mais informações:
www.fapesp.br
Belita Koiller faz conferência no Copea/UFRJA próxima palestra do ciclo de conferências Nanociências e Nanotecnologia, promovido pela Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea), será feita pela física Belita Koiller, da UFRJ. O tema da conferência de quinta-feira, dia 4 de outubro, às 17h30, é A Computação na Nanoescala. Integrante da Academia Brasileira de Ciências desde 1985, Koiller foi coordenadora da área de Física da FAPERJ, de 1999 a 2004. Aberta ao público, o ciclo acontece no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ. O Fórum fica no campus da Praia Vermelha (Palácio Universitário da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250, 2º andar, Urca). Outras informações: http://www.forum.ufrj.br/ ou pelo tel.: (21) 2295-1595, ramais 113 e 117.

Novo programa de Epidemiologia tem inscrições abertasVão até o dia 10 de outubro as inscrições para o novo programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Como em outros programas de pós-graduação da escola, as inscrições só podem ser feitas pela internet no endereço
Plataforma Siga. O curso terá 24 meses e deverá contar com 30 docentes, oferecendo 37 disciplinas, distribuídas em cinco áreas de concentração: Epidemiologia Geral; Métodos Quantitativos em Epidemiologia; Epidemiologia, Etnicidade e Saúde; Filosofia e Ciências Sociais Aplicadas à Epidemiologia; e Epidemiologia das Doenças Infecciosas. A coordenação é dos pesquisadores Francisco Inácio Bastos e Sheila Mendonça. Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP foi o único entre os 194 novos cursos aprovados pela Capes a obter conceito 6. Desse total, apenas cinco são da área de saúde coletiva. O Conselho Técnico-Científico da Capes analisou o total de 444 cursos, 19 ainda estão sendo analisados e 231 não foram recomendados. Mais informações: http://www.ensp.fiocruz.br.CNPq anuncia R$ 15 milhões para informática
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), anunciou que destinará R$ 15 milhões para financiar pesquisas nas áreas de tecnologia da informação e engenharia de software. Serão selecionadas propostas por meio de dois editais: o primeiro, que atende o Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação (PD&I-TI), terá R$ 9 milhões em dois anos para financiar projetos em áreas relacionadas aos temas lançados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O segundo edital, que escolherá propostas para concessão de bolsas de doutorado em Engenharia de Software, é uma ação do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. As inscrições serão feitas em duas chamadas. A primeira, com prazo final no dia 4 de novembro, elegerá propostas a serem contratadas em novembro deste ano. Na segunda chamada, o prazo final para submissão de propostas é 25 de janeiro de 2008, e os projetos aprovados serão contratados a partir de março de 2008. Mais informações:
www.cnpq.br/editais/ct/2007/007.htm ou www.cnpq.br/editais/ct/2007/017.htm.
LNLS oferece bolsas de iniciação científica e tecnológica Os interessados em participar do 17º Programa Bolsas de Verão, promovido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), devem inscrever-se até o dia 22 de outubro. O programa é voltado a universitários que queiram desenvolver projetos de iniciação científica e tecnológica nas instalações do laboratório, em Campinas (SP). A cada ano, o LNLS elege 15 estudantes do 5° semestre dos cursos de graduação em ciências exatas, biológicas e engenharia, de instituições de ensino superior de todo o Brasil, e de países da América Latina e do Caribe, além de África do Sul e Austrália. O programa possibilitará aos bolsistas que, em janeiro e fevereiro de 2008, se empenhem em projetos nas áreas de biologia estrutural e molecular, ciência de materiais (com ênfase em nanotecnologia e nanociência com aplicações de luz síncrotron), instrumentação científica, física e engenharia de aceleradores. Para inscrever-se é preciso enviar CV e histórico escolar, além de cartas de recomendação de dois professores para o e-mail
bv2008@lnls.br. Mais informações: http://www.lnls.br.CNPq lança edital para fixar doutores no Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Por meio de edital lançado em 13 de setembro, o CNPq está selecionando propostas para o desenvolvimento de pesquisas em áreas vinculadas ao setor nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos alocados na iniciativa são do Fundo Setorial de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (CT-Petro) e totalizam R$ 4,5 milhões. A agência irá selecionar propostas no âmbito do Programa de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de interesse dos Fundos Setoriais (Proset). As propostas podem ser submetidas até 28 de outubro por pesquisadores doutores que queiram desenvolver projetos em áreas vinculadas aos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis em instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa científica ou tecnológica localizado no Norte, Nordeste ou Centro-Oeste do País. Os recursos serão liberados em duas etapas – sendo R$ 2 milhões para este ano e R$ 2,5 milhões em 2008 – e destinados à concessão de bolsas e auxílios, incluindo a aquisição de material de consumo e bibliográfico, pagamento de serviços de terceiros, compra de equipamentos e outras despesas relativas necessárias para o desenvolvimento do projeto. Mais informações:
http://www.cnpq.br.Mestrado em Engenharia Biomédica na Coppe: inscrições abertas
Estão abertas até 29 de novembro as inscrições para o mestrado em Engenharia Biomédica na Coppe/UFRJ. O curso é dirigido aos profissionais de Ciências Exatas e Engenharias bem como de Ciências Biológicas e de Saúde e que tenham interesse em se qualificar nas áreas de Instrumentação Biomédica, Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Ultra-Som, Engenharia Pulmonar, Engenharia de Sistemas de Saúde e Engenharia Clinica. A Engenharia Biomédica está relacionada com a aplicação dos métodos de distintas áreas das Ciências Exatas e de Engenharia no campo das Ciências Médicas e Biológicas. A evolução da tecnologia levou a Engenharia Biomédica a atuar no desenvolvimento de instrumentos para uso médico. Os profissionais são requisitados, não só para atuarem em Engenharia Biomédica, como também nas áreas correlatas de processamento de sinais, instrumentação científica, informática e manutenção de sistemas e instrumentais complexos. Mais informações: tel.: (21) 2562-8630 ou pelo endereço
http://www.peb.ufrj.br.Uerj debate violência contra criançasPor iniciativa de seu Instituto de Psicologia, a Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã) realiza nos dias 28 e 29 de setembro a V Jornada Internacional sobre Violência contra Crianças. Os principais objetivos do evento são contribuir para o avanço dos conhecimentos específicos na área e oferecer mais informações aos profissionais que prestam assistência às crianças vítimas de violência e abuso sexual. Os palestrantes serão professores e pesquisadores da Uerj, UFRJ, UFF, Fiocruz, entre outras instituições. Durante o evento, será lançado o livro O trauma, o estranho e o psiquiatrismo infantil, da psicóloga e ex-aluna da Uerj Cristiane Neves Pereira. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de setembro. O evento será realizado no Auditório 91, 9º andar, do Pavilhão João Lyra Filho. Mais informações: 2587-7101 e 2587-7756. Mais informações: www.uerj.br.


© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada

SO VOU ACREDITAR VENDO MAS PARABENS AO IBRAM entre outros.



Editorial - Brasil Mineral
Apoio maior para o setor da Mineração
São Paulo, 27 de Setembro de 2007
Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara dos Deputados, entende que o Congresso Nacional não pode mais ficar alheio à mineração dada à representatividade do setor na economia brasileira.Na opinião de Chinaglia, "já há clima" UFAAAAAAAAAAAAAA ATÉ QUE ENFIM........MAS VAMOS VER ........entre os parlamentares para tratar de projetos polêmicos como a mineração em terras indígenas, ATE QUANDO VAO ESPERAR NA GAVETA.......

por exemplo, entre outros que venham a favorecer a atividade mineral no País.

Além da mineração em terras indígenas, outros projetos de lei de interesse do setor que tramitam no Congresso dizem respeito a questões relacionadas ao meio ambiente, regulamentação online de decretos de lavra, SO VOU ACREDITAR VENDO MAS PARABENS AO IBRAM entre outros.


  1. Editorial - Brasil InfoMine
    Mineração deve ter ampla discussão na região Oeste
    São Paulo - 27 de Setembro de 2007
    A deputada Josefina Carmo defendeu que seja realizada uma ampla discussão sobre os projetos de mineração na região oeste do Pará.ANTES TARDE DO QUE NUNCA............

  2. Segundo ela, esta poderá se tornar uma importante fonte de desenvolvimento regional, principalmente para a Calha Norte. A parlamentar lembrou que nos municípios de Monte Alegre e Alenquer foi descoberto uma das maiores minas da bauxita do mundo, pela mineradora Rio Tinto. Segundo Josefina, a empresa pretende investir R$ 2.2 bilhões de dólares em um projeto de extração e beneficiamento do minério, mas não pode dar seqüência aos estudos por causa da criação de uma unidade de conservação.
    Ela informou que existem propostas de soluções para o problema, para que a área onde está localizada a bauxita possa ser explorada. A deputada destacou que o investimento será quase três vezes maior do que a Alcoa está fazendo hoje no município de Juruti, destacando a necessidade de o início de uma discussão com a empresa Rio Tinto, para que possa ser defendidas ações que visam ao desenvolvimento da região.
    Josefina sugeriu a realização de uma audiência da ACES com a mineradora Rio Tinto, para discutir o projeto. O presidente da Associação Comercial, Olavo das Neves, avaliou como muito produtiva a reunião com a deputada, destacando que o objetivo das reuniões com os parlamentares é, além de ouvir sobre o trabalho deles e sobre a real situação sobre os projetos para a região, apresentar novos problemas e sugestões.
    'Tem sido muito importante este contato, pois estamos recebendo informações importantes e também