segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Prezado Usuário CBERS,


Prezado Usuário CBERS,


É com satisfação que me dirijo a Você, para trazer-lhe novidades e demandas. 1. O CBERS-2B foi lançado com sucesso em 19/09/2007, está operando bem, e já está gerando imagens de teste; 2. O INPE manterá o CBERS-2 em operação normal, dentro das condições que o satélite permitir. Isso aumentará a oferta de imagens, pois serão dois satélites em operação. 3. O INPE manterá para o CBERS-2B a mesma Política de Dados que vem sendo praticada para o CBERS-2; 4. O CBERS-2B tem três câmeras: as tradicionais CCD e WFI, que já estavam presentes nos CBERS-1 e 2, e uma nova câmera chamada HRC (Câmera Imageadora Pancromática de Alta Resolução), com resolução espacial de 2,7m, e largura de imageamento de 27km. Esta é uma câmera experimental, e terá um modo de operação especial, cuja descrição estará disponível no site CBERS. 5.


O site CBERS (www.cbers.inpe.br) foi totalmente reformulado, sua nova versão contém um novo sistema de menu, Biblioteca Digital (com Teses, Artigos, Documentos Oficiais), Galeria de Imagens do CBERS-2B, Vídeos, Mapa do Site, além da área de Links Úteis com os tópicos mais procurados pelos usuários como: Softwares Livres, Projetos Relacionados, Cursos/Eventos e a Lista das “ Empresas e Instituições que utilizam imagens CBERS ”, cuja divulgação será feita a partir dos dados fornecidos pelos usuários na Pesquisa sobre o “Perfil dos Usuários CBERS”.


6. Solicitamos, portanto, a especial gentileza da sua participação nesta Pesquisa sobre o “Perfil dos Usuários CBERS”: http://www3.dgi.inpe.br/pesquisa2007/. Isso tomará apenas um pouco do seu tempo e será fundamental para a continuidade e a melhoria do Programa CBERS.


7. Solicitamos também o seu especial favor de nos enviar (atus@dgi.inpe.br) cópias de apresentações, relatórios, trabalhos, links, descrições, relatos, etc., que mostrem o uso e a importância do CBERS nas suas atividades. Isso será fundamental para fortalecer o Programa CBERS junto às instâncias superiores de decisão e, eventualmente, divulgar no próprio site do CBERS.


8. Atualmente, o CBERS-2B está num modo de operação chamado de Comissionamento, que é uma fase de testes de todos os subsistemas, e durará cerca de 45 dias. Nesse tempo, o fornecimento de imagens não segue um padrão de rotina. Particularmente no caso da HRC, haverá um retardo no início do processamento e distribuição das imagens, que poderá ser superior a 90 dias; 9. Os CBERS-3 e 4 estão em processo de desenvolvimento e fabricação, com lançamentos previstos para 2010 e 2012, respectivamente; 10. Para mais informações sobre o CBERS consulte o site: www.cbers.inpe.br Finalmente, gostaríamos de agradecer o seu apoio ao Programa CBERS e desejamos que Você responda à Pesquisa dos Usuários, avalie as imagens, sugira melhorias, desenvolva pesquisa e aplicações com o CBERS, e contribua com o INPE para termos um programa espacial de sensoriamento remoto cada vez mais forte e ativo.


Atenciosamente, José Epiphanio Coordenador do Programa de Aplicações CBERS