domingo, 7 de outubro de 2007

CPRM quer incluir pesquisa mineral no PAC

RIO DE JANEIRO (Reuters) -
O Serviço Geológico do Brasil (conhecida por CRPM por causa da sigla Companhia de Recursos Minerais), ligado ao governo, solicitou verbas extras do Executivo para acelerar sua nova iniciativa de mapeamento de recursos minerais, disse na sexta-feira o presidente da agência, Agamenon Dantas.

O mapeamento mineral é necessário para atrair mais investimentos para a mineração brasileira, cuja produção experimenta grande crescimento devido ao atual preço elevado das commodities nos mercados internacionais e à expansão do mercado doméstico, segundo Dantas.
"Também solicitamos que a iniciativa de mapeamento seja incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal), o que ajudaria a torná-la uma prioridade orçamentária", disse o executivo à Reuters.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu retomar mapeamento de recursos minerais em 2004, depois de um intervalo de 20 anos, a fim de gerar empregos e promover o crescimento do setor mineral, disse o CPRM.

Desde 2004, 67 milhões de reais foram gastos na atualização do mapeamento aéreo-geofísico de cerca de 17 por cento do território brasileiro.

"Pedimos agora 300 milhões de reais extras para completar o atual programa durante os próximos três anos", disse ele após um seminário organizado pela CPRM no Rio.
Dantas disse ter participado nesta semana de duas reuniões com Lula e com o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner. Segundo ele, Lula "demonstrou entusiasmo com o programa de mapeamento".
REUTERS ES