segunda-feira, 9 de julho de 2007

RIO DE JANEIRO - MAPAS, ECOTURISMO, IMAGENS

Rio de Janeiro
História, Povoamento e Colonização
Imagem de Satélite
Hidrografia
Localização e Área Territorial
Governo
Clima
Mapa Geral
Órgãos Ambientais
Vegetação
Mapa Rodoviário (CNT)
Projetos e Programas Ambientais
Turismo
Mapa Hidrografia(IBGE)
Geomorfologia e Relevo

Turismo
Muitas são as opções de turismo neste Estado, sendo esta uma de suas vocações. São atrativos para todos os gostos, culturais, naturais, festas, compras, etc,; a cada ano que passa mais e mais pessoas buscam o Rio de Janeiro para passar férias, ou simplesmente para passear, sendo grande parte dos turistas estrangeiros.
Dos diversos pontos turísticos existente no Rio, cada qual em uma região específica, mesclam-se locais culturais, naturais entre outros.
Atrativos fluminenses como o Reveillon e Carnaval, as Regiões do Itatiaia, Serrana e Litoral, bem como o Ecoturismo serão abordadas a seguir.
Pontos Turísticos
Arcos da Carioca
Aterro do Flamengo
Casa do Pontal
Centro Cultural Banco do Brasil
Comércio da Rua
Confeitaria Colombo
Copacabana Palace
Corcovado
Enseada de Botafogo
Floresta da Tijuca
Forte de Copacabana
Fundação RioZoo
Gafieira Estudantina
Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso
Ilha de Paquetá
Ilha Fiscal
Ipanema
Jardim Botânico
Jockey Club Brasileiro
Lagoa Rodrigo de Freitas
Largo do Boticário
Maracanã
Mosteiro de São Bento
Museu Casa do Pontal
Museu da Chácara do Céu
Museu de Arte Moderna
Museu Histórico Nacional
Museu Internacional Arte Naif
Os arredores do Rio
Palácio do Catete
Pão de Açúcar
Parque das Ruinas
Praça Quinze de Novembro
Praia da Barra da Tijuca
Praia de Copacabana
Shoppings Centers
Sítio Roberto Burle Marx
Theatro Municipal
Reveillon e Carnaval
Há vários anos o Rio tem sido procurado com frequência por turistas, não só brasileiros como também estrangeiros para a virada do ano - Reveillon. A cada ano que passa a busca por hotéis torna-se mais difícil e o espetáculo da queima de fogos mais bonito.
Outra festividade que reúne povos de todas as partes do mundo é o Carnaval. Segundo levantamento realizado no Carnaval de 2001, passaram pelo Sambódromo Darcy Ribeiro (Marquês de Sapucaí) cerca de 60 mil pessoas durante as quatro noites para assistir aos desfiles.
Desfilam durante as quatro noites de carnaval vários blocos carnavalescos, escolas de samba do grupo de acesso e do grupo especial além da liga mirim. Dentre as maiores e mais conhecidas escolas de samba estão: Beija Flor, Caprichosos de Pilares, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Império Serrano, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Porto da Pedra, Salgueiro, São Clemente, Tradição, Unidos da Tijuca e Viradouro.Região Serrana
Representada pela Serra dos Órgãos, abriga importantes cidades turísticas como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo cada qual com seus aspectos particulares.Petrópolis: abrange 826 km² do estado estando a 68 quilômetros do Rio; abriga o Museu do Imperador - antiga residência de D. Pedro II, Hotel Quitandinha, Palácio de Cristal, Catedral de São Pedro Alcantara.Teresópolis: localiza-se próximo a Petrópolis; seu símbolo é a montanha Dedo de Deus cuja formação em pedra faz parte da Serra dos Órgãos. Piscinas naturais, trilhas em meio a mata nativa, restaurantes e hotéis-fazenda agradam seus visitantes.Nova Friburgo: os rios da região são bastante propícios para a prática de canoagem. Outros pontos como o povoado de Lumiar com seus restaurantes típicos, o teleférico do Morro da Cruz, as Furnas do Catete são locais a se visitar.Região de Itatiaia
A região é conhecida por abrigar o primeiro Parque Nacional criado no Brasil - Parque Nacional de Itatiaia - em 1937. Ao todo são 12 mil hectares, apresentando muitas montanhas no topo das quais ocorrem nevascas no inverno. O turismo nesta área é mais voltado à contemplação da natureza. Cachoeiras, trilhas, piscina natural, locais para a prática do alpinismo e canoagem são encontrados nas imediações. Integrando a área do parque está o pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do estado com 2.787 metros de altura.LitoralÉ formado por três trechos distintos:1°) tabuleiros, baixadas e restingas que vão do delta do rio Paraíba do Sul até Arraial do Cabo compõem a região chamada de Costa do Sol onde est¶o situadas as praias de Cabo Frio e Búzios.2°) do Arraial do Cabo até a Ilha de Itacuruçá ocorrem as restingas, lagunas e baixadas. áreas montanhosas próximas a beira-mar complementam a paisagem com o Pão de Açúcar e o Corcovado. Nas áreas costeiras estão as lagoas Rodrigo de Freitas e Jacarepaguá; Ipanema, Leblon e Marambaia estão situados em área de restinga.3°) vai da Ilha de Itacuruçá até a região de Parati, sendo conhecida como Costa Verde, predominando praias e cordões arenosos estreitos.EcoturismoUnindo-se mar, montanhas e florestas tropicais forma-se um ambiente propício para a prática do Ecoturismo. São várias as opções: trilhas para caminhadas com diversos graus de dificuldade, alpinismo, asa-delta, esqui-aquático, mergulho, parapente, para-quedismo, pesca oceânica, rafting entre outros.Há também uma boa diversidade de locais para se desenvolver tais esportes.Floresta da Tijuca: maior floresta urbana do mundo, encontrando-se em sua área cachoeiras, grutas, trilhas, fauna e flora nativa e exótica.Jardim Botânico: situado na Zona Sul do Rio é composto por cerca de 8 mil espécies vegetais classificadas, áreas de mata atlântica e 11 mil espécimes do mundo todo. Local próprio para caminhadas e observação da natureza.Ilha Grande: pratica-se caminhadas pela Mata Atlântica e praias desertas, mergulho e caça submarina.Parque Nacional da Bocaina: turismo voltado à contemplação das paisagens da serra.Parque Nacional de Itatiaia: trata-se de uma região montanhosa, porém, com áreas de fácil acesso para caminhadas. Para se chegar ao Pico das Agulhas Negras é necessário o acompanhamento de um guia local que conheça a região.Visconde de Mauá: limita-se com o Parque Nacional de Itatiaia; sua altitude é de 1.300 metros.Nova Friburgo: localiza-se na região da Serra dos Órgãos a 800 metros de altitude (nível do mar); indica-se as caminhadas às Furnas do Catete e Macaé de Cima.Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos: é comum a prática de trekking e escalada no pico da Serra dos Órgãos, para o qual se faz necessário uma autorização do IBAMA local.
Pontos Turísticos Naturais
Bosque da Barra
Parque Estadual Maciço de Pedra Branca
Serra do Medanha
Parque da Chacrinha
Parque da Cidade
Parque Lage
Parque do Museu da República
Parque da Saudade
Passeio Público
Pedra do Leme
Praia de Copacabana
Praia de Ipanema
Praia do Leblon
Praia do Arpoador
Praia do Diabo
Praia do Flamengo
Praia do Grumari
Restinga da Marambaia
Quinta da Boa Vista
Reserva do Grajaú
Zoobotânica
Criadouro Zoobotânico da Pedra Branca