sábado, 20 de outubro de 2007

XI Congresso Brasileiro de Geoquímica DATA: 21 a 26 de outubro - LOCAL: Atibaia - SP


Sociedade Brasileira de Geoquímica
Bem-vindo ao XI Congresso Brasileiro de Geoquímica a realizar-se na Estância de Atibaia em 21-26 de outubro de 2007. O XI CBGq é uma realização da Sociedade Brasileira de Geoquímica - SBGq - e conta, nesta edição, com o apoio da IUGS-GEM (Comission of Geosciences for Environmental Management) e da IMGA (International Medical Geology Association).
O XI CBGq está sendo organizado como parte das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra (IUGS-UNESCO, 2007-2009). Com uma programação científica inspirada nos temas do Ano Internacional, espera-se que as contribuições técnico-científicas contemplem enfoques multidisciplinares de temas de fronteira das diversas sub-áreas da Geoquímica e suas interfaces com disciplinas e especialidades afins, na abordagem de problemas relevantes do ponto de vista científico e social.

As atividades do Congresso incluem mini-cursos pré-congresso (8 horas), excursões e passeios (1 dia), palestras, mesas redondas, workshops, simpósios, sessões técnicas e programação sócio-cultural , refletindo o interesse da comunidade profissional, acadêmica e estudantil. As entidades internacionais já anunciaram a programação do workshop "Geosciences for environmental management" no qual serão abordados temas do Ano Internacional por palestrantes convidados, e da II Hemispheric Conference on Medical Geology, patrocinada pela IMGA.
A organização do XI CBGq e atividades conexas vem sendo orientada por 4 idéias básicas:
O Congresso é um espaço de compartilhamento de informações de todas as sub-áreas da Geoquímica e áreas afins com foco em pesquisas na fronteira do conhecimento e abordagens transdiciplinares;

A participação dos estudantes e dos jovens profissionais constitui um elemento importante na programação das atividades do congresso requerendo a atenção dos organizadores e também das Instituições e empresas participantes;

O conteúdo científico e o objetivo de difusão do Ano Internacional do Planeta Terra são a inspiração das atividades do Congresso inclusive daquelas dedicadas à população da cidade e do Estado que nos recebe;

A atenção da mídia para os temas do Ano Internacional do Planeta Terra deve ser buscada por meio de uma ação planejada contando a participação dos congressistas brasileiros e estrangeiros.


A Comissão Organizadora do XI CBGq deseja a todos uma estada muito agradável na Estância de Atibaia e que o congresso represente mais um momento de inspiração para o trabalho profissional e para o enriquecimento pessoal de todos os congressistas.