sábado, 7 de julho de 2007

METAIS PRECIOSOS


Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil.


Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil. Sistema de Informações Geográficas&Mapas na escala 1:2 500 000
Mapa Geológico do Brasil - Mapa Tectônico do Brasil
Mapa de Recursos Minerais e Associações Metalogenéticas do Brasil
Mapa de Recursos Minerais Industriais e Energéticos do Brasil

APRESENTAÇÃO
As informações contidas nos quatro CDs que compõem este volume traduzem o estado da arte do conhecimento geológico do território brasileiro e área oceânica adjacente na perspectiva da CPRM - Serviço Geológico do Brasil ao final do ano de 2001.
Produtos Os mapas temáticos aqui apresentados na escala de 1:2.500.000 foram derivados de dados e informações estruturados em Sistema de Informações Geográficas (SIG) e consistidos na escala de 1:1.000.000.
O acervo de dados foi compilado a partir de arquivos digitais em diversas escalas e formatos que foram submetidos a procedimentos de generalização, filtragem e fusões digitais com adequações às escalas de 1:1.000.000 e 1:2.500.000.
Para os mapas, utilizou-se o Sistema de Projeção Cartográfica Policônica, Latitude de Origem Equador e Longitude de Origem Meridiano Central 54º W de Greenwich, Elipsóide UGGI67, Datum Planialtimétrico Sul Americano 1969 - SAD69. No SIG, os arquivos estão em valores geodésicos, Elipsóide UGGI67, Datum Planialtimétrico Sul Americano 1969 - SAD69.

As bases planimétricas utilizadas foram obtidas por generalização das bases derivadas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em convênio com Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL e a CPRM - Serviço Geológico do Brasil a partir de fotolitos da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo - CIM.

Os arquivos são apresentados no padrão shapefile (ESRI - ArcView 3.2a), associados a tabelas tipo dbf, geradas a partir de banco de dados relacional Oracle denominado Geobank. O modelo de relacionamento de entidades adotado no Geobank para os temas Geologia e Tectônica, contempla informações sobre litologias, unidades estratigráficas, metamorfismo, estruturas sedimentares, ambientes de sedimentação e sistemas deposicionais. No tema Recursos Minerais são contempladas informações sobre associação geoquímica, metalogenia e tipologia de ocorrências de recursos minerais.

Foram incorporados também nos CDs os arquivos de impressão para os quatro mapas temáticos na forma de editoração adotada pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil na escala de 1:2.500.000.
Mapa Geológico do Brasil
No tema Geologia foram incorporados dados e informações gerados a partir dos mapeamentos e estudos geológicos aplicados, executados em diversas escalas desde 1970 pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil, e também
referências bibliográficas de domínio público. Desde o lançamento do último mapa geológico integrado abrangendo todo o território Brasileiro na escala de 1:2.500.000, em 1981, houve um avanço considerável na cartografia geológica básica do Brasil. Nesse período, a CPRM - Serviço Geológico do Brasil, realizou levantamentos cartográficos sistemáticos nas escalas de 1:250.000 e 1:500.000 cobrindo cerca de 2.958.000 km2.
A quantidade de informações disponíveis sobre unidades mapeáveis na escala de 1:2.500.000 se reflete na legenda adotada para o Mapa Geológico do Brasil, onde são descritas mais de 1.200 unidades lito-estratigráficas distribuídas entre oito
unidades lito-estruturais. A diversidade bio-estratigráfica preservada ao longo do tempo geológico está indicada em tabela específica e a fisiografia da área oceânica adjacente está representada em mapa por feições de batimetria, estruturas principais e anomalias magnéticas associadas a expansão do assoalho oceânico.
A maioria dos dados utilizados nesta compilação foi gerada após a institucionalização do Programa Levantamentos Geológicos Básicos do Brasil (PLGB) em 1986, com precisão de posicionamento adequada para a escala deste trabalho. Na ausência de dados recentes, foram incorporadas versões atualizadas dos mapeamentos geológicos realizados na década de 70. Na atualização das versões antigas foram utilizados dados gerados em Projetos de Integração Geológica - Metalogenética executados pela CPRM após 1991 e dados de domínio público que foram georreferenciados em relação às novas bases cartográficas, que tem grau de precisão condizente com a escala deste trabalho.
Foram ainda incorporados ao projeto, resultados preliminares inéditos de estudos geocronológicos desenvolvidos em 2001 pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil, incluindo (i) 325 análises Sm-Nd em rocha total; (ii) 80 análises U-Pb SHRIMP em minerais; (iii) 60 análises U-Pb convencional em minerais; (iv) 22 análises Pb-Pb por evaporação em minerais e (v) 6 análises Ar-Ar em minerais.
Mapa Tectônico do Brasil
No tema Tectônica foram incorporados dados e informações utilizados no Mapa Geológico e os diversos
Domínios Geotectônicos do Brasil tiveram sua lito-estratigrafia classificada segundo o regime tectônico dominante na concepção dos coordenadores do trabalho.
No Mapa Tectônico do Brasil, unidades que caracterizam
regime tectônico compressivo, unidades que caracterizam regime tectônico distensivo (intra-placa e margem passiva) e coberturas superficiais são indicadas distintamente, permitindo uma leitura intuitiva da evolução geotectônica do Brasil ao longo do tempo geológico.
As
Bacias Sedimentares Fanerozóicas do Brasil são sobrepostas por mapas de isópacas e detalhadas em seções geológicas esquemáticas, em um diagrama de correlação crono-estratigráfica entre bacias intracratônicas, e em uma tabela de correlação crono-tectônica entre bacias tipo rift e de margem passiva.
Mapa de Recursos Minerais Industriais e Energéticos do Brasil
O Mapa Temático sobre
Recursos Minerais Industriais e Energéticos foi composto a partir do posicionamento de ocorrências de mais de oitenta substâncias minerais de uso industrial ou na agricultura e de ocorrências de carvão, óleo e gás natural em relação a cronoestratigrafia.
Os arquivos contendo dados de recursos minerais pertinentes ao tema, foram compilados a partir de diversas bases de dados de propriedade da CPRM (que incluem dados obtidos de documentos de domínio público) e de informações cedidas pela Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A.
As
características dos jazimentos são representadas quanto a categoria da mineralização, seu status econômico e o agrupamento de substâncias presentes em cada um dos jazimentos. Mapas temáticos indicando Jazimentos de Rochas e Materiais para Construção, Jazimentos de Materiais Industriais, Jazimentos de Insumos Minerais para Agricultura e Jazimentos de Recursos Energéticos são apresentados com o detalhamento de aproximadamente dois mil jazimentos selecionados (incluindo 324 campos de óleo e/ou gás natural).
Cartas cronoestratigráficas derivadas do tema Geologia são apresentadas para as diversas Bacias Sedimentares Fanerozóicas do Brasil.
Mapa de Recursos Minerais do Brasil e Associações Metalogenéticas
O Mapa Temático sobre
Recursos Minerais e Associações Metalogenéticas foi composto a partir do posicionamento de ocorrências de sessenta e cinco substâncias minerais em relação a paleo-ambientes tectônicos derivados do tema Tectônica.
Os arquivos contendo dados de recursos minerais pertinentes ao tema, foram compilados a partir de diversas bases de dados de propriedade da CPRM (que incluem dados obtidos de documentos de domínio público) e do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM. O acervo aqui incorporado, consta de mais de 32.000 registros que ainda são objeto de consistência. Estima-se que aproximadamente 4 % dos registros contenham erros de natureza locacional, erro de status, erro de toponímia, ou erro de classificação de substância.
As
características dos jazimentos são representadas quanto a categoria da mineralização, seu status econômico e o agrupamento de substâncias presentes em cada um dos jazimentos.

Mapas temáticos indicando Associações Metalogenéticas de Metais Preciosos, Associações Metalogenéticas de Metais Ferrosos, Associações Metalogenéticas de Metais Base e Alumínio e Associações Metalogenéticas de Jazimentos de Gemas são apresentados com o detalhamento de mais de mil e quinhentos jazimentos selecionados.
Autoria e Citação Bibliográfica
Este trabalho de natureza institucional da CPRM - Serviço Geológico do Brasil é o precursor da nova Carta do Brasil ao Milionésimo que será publicada em 2002 em formato digital e em papel, acompanhada de imagens de sensoriamento remoto resultantes de fusão de dados multifontes (RADAR/Óptico e RADAR/mapa temático), modelos digitais de terreno e tabelas de atributos de ampla abrangência contemplando os temas Geologia, Tectônica, Recursos Minerais e Metalogenia.

Para a execução deste Projeto, a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, contou com uma equipe de cerca de 50 geólogos em tempo integral e um contingente de mais de uma centena de colaboradores e consultores ad hoc.

Todos os direitos autorais são detidos pelos autores e pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil. A compra de cópias digitais dos dados contidos nos mapas, da direito somente ao uso interno dos dados. Cópias ou distribuição dos dados são proibidas para terceiros, inclusive quaisquer parceiros de exploração ou produção do comprador. O comprador pode produzir cópias dos dados exclusivamente para seu próprio uso. Todos os produtos baseados nos dados são cobertos pelas mesmas condições de uso dos dados originais, exceto no caso de autorização escrita pelos autores e CPRM.

Os dados digitais foram produzidos pelos autores e pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil em padrões científicos internacionais. Entretanto, a CPRM - Serviço Geológico do Brasil não deve ser responsabilizada por conseqüências surgidas a partir da utilização dos dados pelo usuário, sejam tais conseqüências causadas por defeitos inerentes aos dados ou causadas pelo manuseio dos dados pelo usuário. Os autores e a CPRM - Serviço Geológico do Brasil não tem responsabilidade por nenhuma perda ou dano que este CD-ROM possa causar.
http://www.cprm.gov.br