segunda-feira, 27 de setembro de 2010

27 de septiembre de 2010, 11:22Santiago do Chile, 27 set (Prensa Latina)

27 de septiembre de 2010, 11:22Santiago do Chile, 27 set (Prensa Latina)

A perfuradora T-130, do denominado Plano B de resgate, avança sem contratempos na mina San José do Chile, rumo ao refúgio onde sobrevivem 33 trabalhadores desde o passado 5 de agosto.
Depois de estar paralisada por mais de 15 horas por um novo rompimento, a máquina aproximou-se ontem à noite aos 200 metros de profundidade, de um total de 700 que deverá percorrer como parte da ampliação do túnel por onde devem sair os mineiros.

O engenheiro René Aguilar, coordenador das tarefas de perfuração, assegurou que a T-130 está funcionando perfeitamente, ainda que seus martelos tendem a avariar devido à complexidade da tarefa e às características da mina.

No sábado ocorreu a chegada à mina San José da primeira das três cápsulas que serão utilizadas para retirar os mineiros presos, as quais levarão um tubo de oxigênio e outros complementos com o fim de garantir a máxima segurança na operação de resgate.

"Isto vai terminar quando termine", disse nesse mesmo dia o ministro de Mineração, Laurence Golborne, a respeito de especulações sobre a data do resgate definitivo, estimada até o momento para os primeiros dias de novembro.
Modificado el ( lunes, 27 de septiembre de 2010 )