sábado, 28 de julho de 2007

COMPOSICAO DO GAS

O Gás
1.
Composição do Gás
1.1. Composição do Gás Natural Bruto
1.2. Composição do Gás Natural Comercial
1.3. Características do Gás Natural
2. Equação de Estado do Gás
3.COmpressão do Gás
4. Expansão do Gás
5. Variação de Temperatura do Gás
6. Liquefação do Gás
6.1. Composição e Características Físicas do GNL

Ibram elege novo Conselho Diretor São Paulo, 26 de Julho de 2007

Ibram elege novo Conselho Diretor
São Paulo, 26 de Julho de 2007
O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) elegeu os novos membros do Conselho Diretor da entidade. O presidente e vice-presidente do Conselho serão Roberto Negrão de Lima, da AngloGold Ashanti, e César Weinschenck de Faria, da Copelmi Mineração, respectivamente.
O titular será Roberto Carvalho Silva, da AngloGold Ashanti. Também da mineradora, mas como suplentes, foram escolhidos : Agostinho Tibério da Costa Marques e José Gregório Ferreira da Mata.
O titular e suplente, da Votorantim Metais, são Jonas Belther e Waldecir Botassini.
Os titulares da CVRD são José Carlos Martins, Tito Botelho Martins e Carlos Anísio Figueiredo, enquanto os respectivos suplentes são Eugênio Carlos Lopes Victorasso, Walter Cover e Hélcio Roberto Martins Guerra.
O conselho ainda conta com os titulares: Luiz Eulálio Moraes Terra, da Embú S.A Engenharia e Comércio, Júlio César Ribeiro Senna, da Mineração Rio do Norte S.A (MRN), Edmundo Paes de Barros Mercer, das Minerações Brasileiras Reunidas S.A (MBR) e José Tadeu de Moraes, da Samarco Mineração S.A.
Os outros suplentes são Roberto Rocha Miranda de Faria, da Copelmi Mineração S.A., Fábio Luna Camargo Barros, da Embú S.A. Engenharia e Comércio, Ademar Cavalcanti Silva Filho, da MRN, Wilfred Theodoor Bruijn, da MBR e Júlio Eustáquio Tizon, da Samarco.

GEOLOGIA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE TEM NOVO BLOG

GEOLOGIA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE TEM NOVO BLOG
Assuntos de geologia, mineração e meio ambiente entre outros podem ser discutidos no Blogeologia http://blogeologia.blogspot.com/. O Bloggeologia tem foco em Legislação Mineral&Ambiental, Informação, Cursos e Palestras, Serviços de Consultoria e é responsabilidade do geólogo Cesar Antonio Schenini.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS - DRM-RJ Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro Rua Marechal Deodoro, 351 - Centro - CEP: 24030-060 - Niterói (RJ) Fone: 21 2620-2525 - Fax: 21 2620-9132 e-mail:
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIROSECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ENERGIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS - SEDEIS DEPARTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS - DRM-RJ

Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro Rua Marechal Deodoro 351 - Centro - Niterói - RJ - CEP 24030-060 - Tel 21-2620-2525 - Fax 21-2620-9132 INFORMATIVO DRM-RJ Ano V - Nº 126 - 18/07/2007DRM-RJ - Diploma Ouro PQ-Rio 2004/2005/2006"Preserve o ambiente: reflita antes de imprimir este Informativo"

Apontador lança novos serviços gratuitos de mapas online

Apontador lança novos serviços gratuitos de mapas online
20/07/2007
Com foco em usuários de todos os perfis, portal incorpora novas funcionalidades e estrutura de navegação
O site utiliza recursos avançados da Web 2.0 para mapas, rotas, trânsito, clima, comunidade e LBSid, que permite ao usuário inserir pontos de interesse na base de mapas do portal. Veja abaixo os serviços gratuitos do Apontador.
Apontador GSMA partir de aparelhos celulares, os usuários de todos os perfis e idades poderão encontrar mapas e rotas, por meio de suporte a Java, com a mesma facilidade que encontram no portal. Assim, será possível localizar ruas e traçar rotas, que são mostradas no mapa junto com as direções trecho a trecho, orientando o usuário até seu destino.
Apontador LightO novo serviço é direcionado para usuários que utilizam conexão discada e resolução de monitor de 800x600, ou mesmo para quem acessa a Internet por Lan Houses. Dessa forma, esse público pode acessar o serviço de mapas de forma simples e ágil, sem precisar perder tempo esperando as imagens e recursos serem carregados.
Locais e BuscasDe maneira ainda mais objetiva e simples, os usuários podem cadastrar locais nos mapas para compartilhar essas informações com outras pessoas da comunidade, da qual participa. Além de ser um excelente serviço de utilidade pública, há uma maior interatividade entre os internautas, o que é uma das características mais marcantes da Web 2.0.
BlogO blog permite aos usuários acompanhar as novidades do maior portal de localização do Brasil, bem como deixar comentários e sugestões e interagir com a equipe de conteúdo.
PublicidadeCom a interatividade proporcionada pelos modernos recursos tecnológicos implementados pelo Apontador, as empresas ganham um espaço muito eficiente para divulgar locais, produtos e serviços para diversos públicos: geral, regional e local.

Governo publica mapa de florestas públicas federais

Agrimensura, Cartografia e Cadastro
Governo publica mapa de florestas públicas federais
18/07/2007
Unidades de conservação, terras indígenas e reservas ocupam 23% do Brasil
Pela primeira vez na história deste país, o governo federal sabe onde estão e quantas são as florestas que lhe pertencem. Somadas, elas ocupam 193,8 milhões de hectares, 94% deles espalhados pelos estados da Amazônia Legal. Estamos falando de quase 23% do território nacional, ou duas vezes a área da região Sudeste, ou o equivalente à área do México. O número foi compilado pelo Serviço Florestal Brasileiro.
Esse registro, chamado oficialmente de Cadastro Nacional das Florestas Públicas, pode ser comparado a uma certidão de nascimento das florestas brasileiras em posse do governo federal. Ele reúne, em uma só base de dados, todas as unidades de conservação federais, reservas extrativistas e terras arrecadadas pelo Incra e outros órgãos públicos que ainda não foram destinadas a nenhum uso.
O mapa ainda é preliminar, visto que o serviço florestal só trabalhou com dados do Incra de Brasília. O cadastro foi feito para atender à Lei de Gestão de Florestas Públicas, de 2006. Segundo a legislação, o uso de florestas públicas federais só pode ocorrer quando elas estão cadastradas pelo governo e são monitoradas por satélite. Como o SFB lançou este mês o primeiro plano de aluguel de florestas para exploração de madeira, no Pará, era preciso saber onde elas ficam. Além do novo mapa, o serviço florestal está produzindo cartas em escala de 1:100.000, inéditas no país. Elas serão usadas para fiscalização.
Embora tenha sido feito para atender a objetivos práticos – uso econômico das florestas-, o cadastro pode ajudar a combater o desmatamento. Primeiro, o mapa é uma vacina contra a grilagem, já que delimita terras federais. Depois, ele permitirá que crimes ambientais nessas áreas sejam tratados pela Polícia Federal, resolvendo o conflito de competências que às vezes deixa desmatamentos impunes.
Fonte: Folha de São Paulo
+Informaçõeswww.sfb.gov.br
Leia mais sobre: Imagens de Satélite