domingo, 24 de junho de 2007

ASSOCIAÇÕES TÉCNICA E CIENTÍFICAS

Associações técnico-científicas
International Association of Engineering Geology and the Environment – IAEGEndereço:
http://www.transport.ntua,gr
Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS http://www.abas.org/index.php
Associação Brasileira de Mecânica dos Solos - ABM:
http://www.abms.com.br/
Sociedade Brasileira de Geologia – SBG:
http://sbg.igc.usp.br/

PUBLICAÇÕES
1 Geo.br – Revista Eletrônica do Dep. De Geologia da Escola de Minas (UFOP)
http://www.degeo.ufop.br.geobr
2 Revista Brasileira de Geociências:
http://www.sbg.igc.usp.br/revista_rgb.htm
3 Canadian Geotechnical Journal:
http://pubs.nrc-cnrc.gc.ca/cgi-bin/rp/rp2_desc_e?cgj
4 Canadian Journal of Earth Sciences
http://pubs.nrc-cnrc.gc.ca/cgi-bin/rp/rp2_desc_e?cjes
5 Environmental Geology – International Journal of Geosciences
http://link.springer-ny.com/link/service/journals/00254/index.htm
6 Environmental Research
http://www.elsevier.com/locate/issn/0013-9351
7 Geoderma – International Journal of Soil and Science http://www.elsevier.nl/inca/publications/store/5/0/3/3/3/2/
8 Água Online – Revista Digital da Água, do Saneamento e do Meio Ambiente
http://www.aguaonline.com.br
9 Boletim Paranaense de Geociências http://www.geologia.ufpr.br/bpg/b43.html
10 The Journal of Geology http://www.journals.uchicago.edu/JG/journal/available.html
11 American Journal of Science http://www.geology.yale.edu/~ajs/TableContents.html#contents
12 Computers& Geosciences http://www.sciencedirect.com/science/journal/00983004
13 Earth and Planetary Science Letters – EPSL http://www.sciencedirect.com/science/journal/0012821X
14 Engineering Geology http://www.elsevier.nl/inca/publications/store/5/0/3/3/3/0/
15 Earth Science Resources on the Internet http://www.geosci.unc.edu/ESresources/ES12795.html#EOS
16 Earth Sciences on the WWW Virtual Library http://www.vlib.org/EarthScience.html
17 Electronic Journal of Geotechnical Engineering
http://www.ejge.com/GVL/
18 Estudios Geológicos
http://www.csic.es/estudios_geol/
19 Eurasian Soil Science
http://www.maik.rssi.ru/cgi-bin/journal.pl?name=soilsci&page=online
20 GeoAfrica – Directory of African Earth Science Resources http://www.geoafrica.co.za/
21 GeoEurope
http://www.geoplace.com/ge/
22 Geological Society of American Bulletin http://www.gsajournals.org/gsaonline/?request=get-current-toc&issn=0016-7606
23 Jonh Willey – acess online journals:
http://www.interscience.wiley.com/
24 Elsevier Science Journals:
http://contentsdirect.elsevier.com/
25 PE&RS - Photogrammetric Engineering & Remote Sensing http://www.asprs.org/asprs/publications/pe&rs/2003jour.html

MEIO AMBIENTE E POLITICA MINERAL BNDES

O BNDES considera a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente como condições essenciais para a humanidade.
Assume ser de fundamental importância a observância de princípios ético-ambientais na concessão de crédito, tendo em vista o compromisso com as gerações presente e futuras.
O BNDES entende que investimentos na melhoria do desempenho ambiental de atividades produtivas e de infra-estrutura são indutores de desenvolvimento econômico e social. E assume o compromisso de disponibilizar recursos adequados para a promoção da qualidade ambiental e de atividades ambientalmente sustentáveis.
Diretrizes
No cumprimento da sua Política Ambiental, o BNDES, coerente com o seu pioneirismo no trato das questões ambientais, entende que o apoio financeiro a programas e projetos deve conciliar suas Políticas Operacionais ao atendimento da legislação ambiental em vigor.
Atuando sempre de forma positiva e levando em consideração mais do que os aspectos formalmente legais, o Banco tem como alvo preservar a qualidade de vida, o meio ambiente e o equilíbrio ecológico.
As diretrizes a seguir orientam a atuação do BNDES no âmbito da sua política para o meio ambiente:
Promoção da ecoeficiência, por intermédio do incentivo à utilização de tecnologias mais limpas, ao aumento da eficiência energética, ao uso de recursos renováveis, à prevenção e controle de poluição, à redução de rejeitos, à recuperação de recursos naturais, à reciclagem de materiais e a operações com objetivos puramente ambientais que também possam contribuir para a melhoria do ordenamento urbano;
Desenvolvimento e permanente aperfeiçoamento de instrumentos de avaliação do risco ambiental de crédito e de análise ambiental de projetos, observando o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentável;
Atuação em ações preventivas a danos ambientais, apoiando e incentivando projetos e programas que equacionem os passivos ambientais;
Incentivo à implementação de produtos e processos ambientalmente mais adequados e à adoção de sistemas de gestão ambiental por toda a cadeia produtiva, incluindo grandes empresas e seus fornecedores;
Promoção do desenvolvimento contínuo da consciência ambiental no BNDES que resulte em atitudes individuais e coletivas ambientalmente responsáveis;
Fortalecimento do conjunto de informações sobre o perfil energético e ambiental dos setores econômicos e a evolução das rotas tecnológicas, com especial atenção nas inovações em curso e em perspectiva;
Ampliação do conhecimento sobre meio ambiente em geral e aspectos ambientais relevantes dos setores que apóia, através da realização de eventos, programas de treinamento e capacitação para o corpo técnico, bem como a contratação de estudos.
Instrumentos da Política Ambiental do BNDES
Entre os instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6938/81), "(...) os incentivos à produção e instalação de equipamentos e à criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental (...)" são os que estão diretamente ligados à atuação do BNDES. Outros instrumentos da Política se aplicam indiretamente ao trabalho do Banco, tais como o processo de licenciamento ambiental, a avaliação de impactos, os padrões de qualidade ambiental, o Zoneamento Ecológico-Econômico e o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente.
Os instrumentos de que se vale o BNDES para implementar e perseguir os objetivos de sua Política Ambiental são:
as suas linhas de suporte financeiro;
os mecanismos de divulgação da ação ambiental do BNDES;
os procedimentos internos de análise ambiental de projetos e avaliação de risco;
a unidade organizacional responsável pelo meio ambiente e o GT Meio Ambiente; e
as ações internas que buscam o comprometimento do corpo funcional, além de se constituírem em exemplo para outras instituições financeiras e organizações governamentais.
Linhas de suporte financeiro
A atuação do BNDES se dá por intermédio de linhas, programas e fundos. Entre os projetos e empreendimentos financiáveis encontram-se a implantação, ampliação, recuperação e modernização de unidades produtivas, a inovação e desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços, os investimentos em infra-estrutura e os investimentos sociais.
Explícitos ou não, os potenciais benefícios ambientais advindos desses projetos e empreendimentos fazem parte do suporte que o BNDES oferece para a melhoria do desempenho ambiental dos mutuários e da qualidade ambiental em geral.
A atuação ambiental do BNDES, como principal agente para o financiamento de longo prazo para empresas brasileiras, permite combinar o uso de instrumentos econômicos e aqueles ligados à intervenção do Poder Público, com o fim último de induzir investimentos em atividades ambientalmente sustentáveis.
Reconhecendo a importância da questão ambiental e o papel a ser desempenhado por um banco de desenvolvimento, as Políticas Operacionais do BNDES atribuem um alto grau de prioridade aos investimentos ambientais, através das condições e regras específicas do Apoio a Investimentos em Meio Ambiente.
Linhas Ambientais
De acordo com as Políticas Operacionais, os investimentos que forem classificadas como ambientais farão jus à condições especiais. Para isso, o BNDES oferece três modalidades de apoio financeiro: o
Apoio a Investimentos em Meio Ambiente; o Apoio à Eficiência Energética – PROESCO; e o Apoio ao Reflorestamento de Carajás - REFLORESTA. Cabe ressaltar que em todos os setores de atividade econômica há oportunidades de investimento ambiental e a definição do mérito ambiental do projeto se dará durante o processo operacional.
Mecanismos de divulgação da ação ambiental do BNDES
No intuito de explicitar para seus clientes, agentes financeiros, entidades da sociedade civil e cidadãos seu compromisso com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, o BNDES normalmente se vale de divulgação através de sua página na Internet, imprensa, Relatórios Anuais, publicidade institucional e de outros meios conforme política definida por sua unidade de comunicação.
Procedimentos operacionais
O apoio financeiro do BNDES está estabelecido nas suas Políticas Operacionais, que definem as condições básicas de apoio financeiro. Em conformidade com as suas Políticas e Diretrizes, o Banco dispensa especial atenção aos aspectos ambientais inerentes à empresa ou empreendimento.
Na fase de análise são observadas as normas setoriais específicas; a validade das licenças; e aprovação de avaliações de impacto ambiental e outros estudos exigíveis pelas normas legais.
A par desses aspectos, o Banco pode realizar estudos complementares e solicitar informações adicionais e, ainda:
recomendar a reformulação do projeto;
ofertar recursos para reforço das medidas mitigadoras; e
em casos extremos, não conceder o apoio financeiro em face do risco ambiental.
No caso de Operações Diretas os procedimentos operacionais seguem o seguinte fluxo:
Enquadramento das operações
Avaliação preliminar dos aspectos ambientais do projeto (Localização, Impactos Ambientais, Visões e Práticas da Empresa, Status do Licenciamento e Passivos Ambientais), a partir de informações apresentadas pela empresa na forma do Quadro Ambiental, presente no Anexo 6 da Carta Consulta;
Classificação da Categoria Ambiental do empreendimento. A classificação poderá ser aferida de acordo com o setor e tipo de atividade, sua localização, magnitude e atributos dos impactos ambientais inerentes ao empreendimento (ver quadro abaixo);
Categoria Ambiental
Risco e Magnitude de Impacto
A
Atividade relacionada a riscos de impactos ambientais significativos, ou de alcance regional. O licenciamento requer estudos de impactos, medidas preventivas e ações mitigadoras.
B
Atividade associada a impactos ambientais mais leves ou locais. Requer avaliação e medidas específicas.
C
Atividade não apresenta, em princípio, risco ambiental.
A Categoria Ambiental estabelecida para o empreendimento determina procedimentos distintos nas fases de Análise e Acompanhamento da operação.
Elaboração de eventuais recomendações ambientais, identificando oportunidades e riscos para as fases de Análise e/ou Acompanhamento da operação.
Análise das operações
Avaliação da regularidade do empreendimento junto ao órgão de meio ambiente e pendências judiciais;
Avaliação de aspectos energéticos e ambientais dos projetos, a partir das informações obtidas:
no Quadro Ambiental;
nas recomendações ambientais;
a partir de questionário setorial padrão enviado pelas empresas;
a partir dos Guias de Procedimentos Ambientais do BNDES;
Avaliação das questões relativas à higiene e segurança do trabalho;
Solicitação das medidas mitigadoras e/ou compensatórias do projeto.
Aprovação e Contratação das operações
Verificação da regularidade ambiental do projeto a condicionada à apresentação da Licença de Instalação e demais autorizações ambientais concedidas pelos órgãos de meio ambiente estadual, ou pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis e da Amazônia Legal - IBAMA, observando-se a aprovação de Estudos e Avaliações de Impacto Ambiental;
Inclusão de possíveis condicionantes de natureza ambiental selecionados a partir dos condicionantes das licenças obtidas, ou em complemento às exigências previstas em lei, quando for o caso.
Acompanhamento das operações
Avaliação da regularidade ambiental do projeto (Licença de Operação deve ser apresentada 180 dias após a última parcela de desembolso) e o cumprimento das eventuais medidas mitigadoras, obrigações em termos de ajuste de conduta e condicionantes estabelecidas no licenciamento e presentes no contrato.
O GT Meio Ambiente
Objetivando disseminar o conhecimento sobre meio ambiente e reforçar o comprometimento do corpo técnico com as questões ambientais, o BNDES constituiu um Grupo de Trabalho em caráter permanente para ser um fórum de discussão de assuntos relacionados à matéria, com a atribuição de formular e acompanhar a Política Ambiental do BNDES e cujos participantes funcionam como os elos de ligação entre os diversos setores do Banco e a unidade de Meio Ambiente.
Ações Internas
O compromisso do BNDES com o meio ambiente também é expresso em suas atividades internas:
A ampliação do conhecimento sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, por meio da promoção de eventos e programas de treinamento e capacitação de seus funcionários é uma das preocupações constantes do BNDES.
Além do projeto
Edifício Verde, que busca dotar o edifício sede do BNDES de condições exemplares no que toca a aspectos como Qualidade do Ar, Insumos Energéticos, Insumos Hídricos, Materiais Ambientalmente Corretos, Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, Aspectos Ergonômicos, Resíduos Sólidos / Programa de Coleta e Automação Predial, o Banco está permanentemente considerando a adoção de medidas internas com o objetivo de definir um novo paradigma de responsabilidade ambiental.
Outros Compromissos
Em 1994, o BNDES assinou a Declaração Internacional das Instituições Financeiras sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e passou a integrar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Iniciativa Financeira (UNEP-FI). Em decorrência de sua adesão e do constante intercâmbio com a UNEP-FI, mantém-se atualizado com modernas práticas ambientais e de sustentabilidade em operações bancárias no setor financeiro mundial.
O BNDES também é signatário do Protocolo Verde - Carta de Princípios Para o Desenvolvimento Sustentável, assinado em 1995 pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, cujos princípios gerais são:
A proteção ambiental é um dever de todos que desejam melhorar a qualidade de vida no planeta e extrapola qualquer tentativa de enquadramento espaço-temporal;
Um setor financeiro dinâmico e versátil é fundamental para o desenvolvimento sustentável;
O setor bancário deve privilegiar de forma crescente o financiamento de projetos que não sejam agressivos ao meio ambiente ou que apresentem características de sustentabilidade;
Os riscos ambientais devem ser considerados nas análises e nas condições de financiamento;
A gestão ambiental requer a adoção de práticas que antecipem e previnam degradações do meio ambiente;
A participação dos clientes é imprescindível na condução da política ambiental dos bancos;
As leis e regulamentações ambientais devem ser aplicadas e exigidas, cabendo aos bancos participar da sua divulgação;
A execução da política ambiental nos bancos requer a criação e treinamento de equipes específicas dentro dos seus quadros;
A eliminação de desperdícios, a eficiência energética e o uso de materiais reciclados são práticas que devem ser estimuladas em todos os níveis operacionais;
Os princípios aqui assumidos devem constituir compromisso de todas as instituições financeiras.

Linhas de financiamento do BNDES para apoio a projetos ambientais

Apoio a Investimentos em Meio Ambiente
Apoio à Eficiência Energética – PROESCO
Apoio ao Reflorestamento de Carajás - REFLORESTA
Programa BNDES Desenvolvimento Limpo
Matérias relacionadas
Licenciamento no Brasil
Histórico da Atuação Ambiental do BNDES
Ações ambientais desenvolvidas no edifício Sede
Perguntas freqüentes
Links

Astroamador Para os Amantes da Astronomia ...


Não é preciso ser nenhum Galileu para se interessar por Astronomia, nem visitar o Observatório Nacional para ver o céu. Seja com um telescópio, ou um binóculo, ou mesmo a olho nu, localizar um astro no céu num emaranhado de estrelas é um prazer não exclusivo aos astrônomos. Astronomia para Amadores é o resultado desse prazer aliado com informações obtidas em livros e na Web.
Divirta-se! O espaço é seu
As especulações do Universo desde a antiguidade.
As mais espetaculares fotos do Universo.
A exploração espacial desde 1912.
Saiba como escolher seu telescópio.
O que há de melhor para se ver no céu.
Os eclipses do Sol e da Lua neste ano.
Muitos links para ajudar sua busca.
Pegue já o seu programa.


História Pesquisa Espacial Satélites Artificiais Telescópios Dados
Sol Mercúrio Vênus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Netuno Planetóides
Asteróides Cometas Constelações Estrelas Via Láctea Galáxias Cosmos
Catálogo Messier Buracos Negros Eclipses Planetas Extrasolares Projeto SETI Vida Extraterrestre
Últimas Notícias Efemérides O Céu este Mês Dicionário Fotos Downloads Links Livros e Referências