domingo, 29 de julho de 2007

Piauí: setor mineral oferece oportunidades de negócios

Piauí: setor mineral oferece oportunidades de negóciosO setor mineral piauiense é evidenciada pela diversidade de ocorrências minerais e jazidas distribuídas em todo o Estado.
Estudos geológicos indicam que o Estado do Piauí oferece variadas oportunidades de negócios na área da indústria de base mineral, incluída a extração, passando pelo beneficiamento até a transformação. Foi o que informou, nesta quinta-feira (26), o geólogo José Gomes Carvalho, chefe da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, no Piauí.
Ele disse que a importância do setor mineral piauiense é evidenciada pela diversidade de ocorrências minerais e jazidas distribuídas em todo o Estado, que viabilizam empreendimentos como a fábrica de cimento em Fronteiras; indústrias de calcário agrícola nos cerrados; Galvani Fertilizantes na região do Gurguéia; exportação de pedra morisca; pólo cerâmico e água mineral, em Teresina; e pólo joalheiro, em Pedro II.
O chefe do CPRM, no Piauí, enumera ainda outros empreendimentos no Piauí, como o fosfato, em Caracol; mármore, em Quixaba; pedra, em Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí; ametista, em Batalha; e água mineral e material de construção civil, em Teresina.
Projeto do NíquelEle destaca ainda outro empreendimento importante, o da área pesquisada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na localidade Brejo Seco, no município de Capitão Gervásio de Oliveira, no sudoeste do Estado, a 46 km do município de São do Piauí e a 545 km de Teresina.
Os recursos minerais estimados para o projeto do níquel, em Capitão Gervásio Oliveira são de 88 milhões de toneladas, com teor de 0,86% de níquel. O anteprojeto da CVRD definiu a implantação de uma mina a céu aberto em bancadas, parte dele em encostas.
As principais minas do Piauí são a de mámore, em Pio IX; calcário para cimento, em Fronteiras; calcário para uso agrícola, em Antônio Almeida, Santa Filomena, Porto Alegre do Piauí, José de Freitas e Curimatá.
Ele ressalta que o mármore de Pio IX é de alta qualidade tanto na textura como na cor. Trabalhos de lavra experimental, realizados recentemente, revelaram a existência de vários tipos de mármores comerciais e de qualidade extra, como o de cores azul, platinado, dourado, branco e misto.
CPRM avaliou a existência de material de construção na grande Teresina. São constituído por depósitos minerais para a construção civil localizados nos arredores de Teresina, sendo representados, principalmente por areia, seixos, massará e brita.
A CPRM relaciona as principais jazidas minerais no Estado do Piauí:
Água Mineral: Teresina, Picos, D. Expedito Lopes, São João do Piauí e Cristino CastroAmianto e Níquel: Capitão Gervásio OliveiraArgila: Teresina, Parnaíba, Altos, Valença do Piauí, Picos, Jaicós, Oeiras, Floriano e outosArgila Plástica: Oeiras, Jaicós, Campo Grande do Piauí, São José do Piauí e Colônia do PiauíArgila Refratária: JaicósAtapulgita: GaudalupeCalcário: São Julião, Fronteitas, Parnaíba e Buriti dos MontesCaulim: Palmeirais e Luzilândia, José de Freitas, Barro Duro, Antonio Almeida, Porto Alegre do Piauí, Santa Filomena, Francisco Ayres, Capitão Gervásio Oliveira, Dom Inocêncio e São Raimundo NonatoDiamante: Gilbués e Monte Alegre do PiauíFosfato: Caracol, São Migueldo Tapuio, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, São João da Serra, Santa Cruz dos Milagres e Valença do PiauíGispsita: Simões e Betânia do PiauíManganês: São Raimundo NonatoMármore: Pio IX e FronteirasMinarais pesados: Luís CorreiaNíquel: Capitão Gervásio OliveiraOpala: Pedro II e Buriti dos MontesPedras ornamentais: Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Campo Maior, Piripiri, Pedro II, Piracuruca, Padre Marcos e PicosSal marinho: Luís CorreiaTalco: Dirceu Arcoverde, Paulistana e São Raimundo NonatoVermiculita: Queimada Nova
O CPRM registra outras ocorrências de minerais no Piauí, como ouro, rutilo, chumbo, platina, cromo, ferro, vanádio, cobre e grafita.
Fonte: CCOM