FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO OU PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL
Antes de fazer a sua proposta, verifique se ela se coaduna com o conceito de sítio a ser preservado como Patrimônio da Humanidade, principalmente em termos de sua significância científica, paisagística ou outra como definida na Apresentação do site da SIGEP, considerando-se, também, os seguintes critérios:
singularidade do sítio na representação de sua tipologia ou categoria;
importância na caracterização de processos geológicos-chave regionais ou globais, períodos geológicos e registros expressivos na história evolutiva da Terra;
expressão cênica;
bom estado de conservação, e
existência de mecanismos que lhes assegure conservação.
Também são considerados relevantes os sítios que retratem aspectos muito especiais da História da Geologia, da Mineração, da Paleontologia, etc. do Brasil. A existência de elementos arqueológicos como pinturas rupestres, de fatos históricos ou culturais ligados ao sítio geológico ou paleobiológico proposto será considerada, a par do critério geológico e/ou paleobiológico principal, como ponto positivo na avaliação do sítio.
O formulário abaixo destina-se a:
a) apresentação de proposta de sítio ainda não analisada pela SIGEP, com o proponente candidatando-se ou não para a elaboração de artigo científico para registro e publicação do sítio junto à SIGEP oub) candidatura do proponente à elaboração de artigo científico para registro e publicação da SIGEP sobre proposta de sítio já aprovado pela SIGEP e disponível para ser descrito por quem tenha estudado o sítio com profundidade suficiente para a tarefa.
Caso não esteja se candidatando a descrever o sítio e não tenha dados suficientes, pode preencher o formulário somente com os itens em que tenha dados. Entretanto, caso conheça pesquisador que tenha desenvolvido tese ou estudos aprofundados do sítio ou da região envolvendo o sítio, seria interessante que antes entrasse em contato com ele(a) para constituírem equipe e formularem proposta já com candidatura à descrição em artigo ou, alternativamente, que informasse nome completo, instituição e e-mail desse(a) geocientista.
Define-se, assim, que o candidato a descrever o sítio de forma completa (artigo científico), já deverá contar com informações suficientes para elaborar o artigo de forma a poder indicar a data provável em que poderá encaminhar a primeira minuta do trabalho seguindo as "Instruções para os Autores".
Deve ser lembrado que a SIGEP não é um órgão executivo com recursos financeiros, mas sim uma comissão multi-institucional e que não poderá bancar estudos de campo e de laboratório que porventura venham a ser necessários para a caracterização de um sítio. Para esses trabalhos devem ser buscados recursos, parcerias, convênios, etc.. em órgãos executivos (DNPM, CPRM, PETROBRÁS, etc.), de fomento à pesquisa (CNPq, Fapesp, Faperj, etc.) e/ou empresas privadas.
OBSERVAR TAMBÉM:
O proponente à descrição do sítio deve ser candidato a autor principal, entendendo-se que todos os demais autores indicados foram consultados e co-assinam a proposta.
O candidato a autor principal deve ser qualificado e com experiência adequada para a tarefa a que se propõe e com curriculum vitae que o demonstre. [ Prepare um currículum vitae sinóptico, conforme solicitado no formulário e atualize o seu Curriculum Vitae Lattes: clique=> ]
Na medida do possível, a área do sítio sugerido já deve ter sido objeto de pesquisas, tese, etc. por parte do candidato a autor, fundamentando a candidatura à sua descrição.
No caso de existirem inscrições rupestres ou outros registros arqueológicos e históricos no sítio proposto, sugere-se que o(s) candidato(s) a autor(es) busque(M) parceria em co-autoria com especialista no assunto de forma a incluir observações balizadas, mesmo que sucintas, sobre esses importantes registros, a par da principal descrição geológica ou paleobiológica.
A proposta encaminhada à SIGEP com este formulário será disponibilizada em página própria para análise tanto por membros da SIGEP quanto pela comunidade geocientífica em geral. Comentários, críticas, sugestões bem como as réplicas serão, se expostos convenientemente, disponibilizados também na mesma página com vistas a embasar a análise para rejeição ou aprovação da proposta por parte da SIGEP.
O encaminhamento das propostas seguirá as Normas Gerais para a Avaliação e Encaminhamento de Proposta de Sítio, de sua Descrição e Publicação e de Cancelamentos.
Uma vez aprovada a proposta de sítio e aprovados os candidatos a autoria, a descrição do sítio deverá atender ao disposto nas INSTRUÇÕES AOS AUTORES e a eventuais detalhes especificados pelo corpo editorial.
Para enviar o formulario para a SIGEP:
Depois de verificar se o sítio já não foi proposto, cadastrado ou cancelado junto à SIGEP, copie o formulário desta página conforme instruções abaixo, preencha-o cuidadosamente e envie-o como anexo de e-mail para a Comissão SIGEP
Como copiar, preencher e enviar o Formulário abaixo: (a) arraste o mouse sobre o formulário abaixo, selecionando-o integralmente; (b) copie o formulário selecionado (Editar->Copiar ou CTRL+C); (c) abra o seu Editor de textos (Word ou outro), cole (CTRL+V) o formulário nele e preencha o formulário;(d) salve o arquivo com o nome PropostaSitioNomeProposto.doc sendo que NomeProposto é o nome abreviado do sitio que V. propõe;(e) abra e-mail para os membros da SIGEP (clique aqui e copie os endereços);(f) em Assunto indique "Proposta de Sítio: nome do sítio";(g) anexe o arquivo PropostaSitioNomeProposto.doc ;(h) se tiver foto significativa do sítio anexe-a na resolução ~100dpi e largura ~150mm. Lembrar de fornecer uma escala junto à fotografia;(i) se tiver capítulo de tese e/ou artigo de sua autoria em meio eletrônico sobre o sítio, anexe-o também ao e-mail ou informe o link;(j) envie o e-mail.
SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP) =======================PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO ou PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL A SER PRESERVADO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE
1. NOME do SÍTIO(*): (*)nome consagrado; se não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ou o local
2. PROPONENTE Nome completo: Endereço p/ postagem:Instituição:Fax:Telefone:e-mail:Endereço curriculum Lattes:
Marque a alternativa correta abaixo:você está propondo:[ ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP e candidatando-se à sua descrição;[ ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP sem candidatar-se à sua descrição; [ ] candidatar-se à descrição de sítio geológico/paleobiológico já aprovado pela SIGEP.
Data da proposta: / /
3. CASO ESTEJA SOMENTE PROPONDO SÍTIO e não esteja se candidatando à descrição para elaborar artigo científico, preencha o formulário no que puder com os dados que tem disponíveis e informe:a) Como teve conhecimento do sítio? (pessoalmente, artigo científico, televisão, jornal, Internet, outro.):
b) Caso conheça geocientista(s) que tenha(m) estudado (tese, pesquisas,..) o sítio e, por conseguinte, possa(m) descrevê-lo com artigo científico, informe(*):
(*) Nome completo, instituição, e-mail de pesquisador(es) de seu conhecimento que tenha estudado o sítio
4. CASO TENHA ESTUDADO O SÍTIO e esteja se candidatando a descrevê-lo com artigo científico, informe:a) DATA PROVÁVEL de entrega da 1a minuta: / / b) CO-AUTORES(*):
(*)Autor principal é o proponente; Informar co-autores previstos em ordem de importância com Nome Completo, Instituição, e-mail
5. TIPOLOGIA DO SÍTIO (marque com X os tipos e com XX o tipo mais característico do sítio):
[ ]Astroblema [ ]Estratigráfico [ ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..[ ]Marinho-submarino [ ]Metamórfico [ ]Paleoambiental [ ]Sedimentar [ ]Outro(s):
[ ]Espeleológico [ ]Geomorfológico[ ]Hidrogeológico[ ]Ígneo[ ]Metalogenético[ ]Mineralógico[ ]Paleontológico [ ]Tectono-estrutural
Observação: [ ] Inclui vestígios arqueológicos - [ ] Interesse Histórico/Cultural
6. LOCALIZAÇÃO a. Município(s)/UF: 2. Nome do local: 3. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centróide da área do sítio: Latitude: ggo mm' ss" S/N - Longitude: ggo mm' ss" W (substitua gg ,mm, ss e N ou S)
7. JUSTIFICATIVAS(*):
(*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE
8. BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):
(*) anexar ao e-mail até 2 fotos significativas do sítio proposto e, se disponíveis, capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio
9. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:
10. BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):
(*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e co-autor
11. SINOPSE DO CURRICULUM VITAE DOS CANDIDATOS A AUTORES(*):
(*)Sinopse bilíngüe (em Português e em Inglês) dos currículos dos autores com uma fotografia pequena tipo 3x4. Cada "minicurrículo" deverá ter no máximo 120 palavras e servirá para a publicação futura como apêndice do artigo se a candidatura for aprovada e o artigo aceito para publicação.
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
DRM-RJ assina acordo de cooperação técnica com Miracema
Editorial - Brasil Mineral
DRM-RJ assina acordo de cooperação técnica com Miracema
São Paulo, 06 de Agosto de 2007
O Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, assinou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Miracema, no Noroeste Fluminense. O documento visa cooperação e assessoria técnica do DRM-RJ na área de geologia, mineração, meio ambiente e hidrogeologia, com base nos estudos desenvolvidos na região. Atualmente, o Noroeste Fluminense é o principal pólo mineral do Rio, com grande potencial para a produção de rochas ornamentais.
O DRM-RJ irá priorizar estudos da potencialidade mineral de Miracema, com foco nas rochas ornamentais, utilizando o mapeamento geológico disponível para indicar áreas adequadas para a implantação de pedreiras no município. Ao lado do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o órgão irá avaliar alternativas para as empresas de beneficiamento de rochas instaladas em Miracema.
DRM-RJ assina acordo de cooperação técnica com Miracema
São Paulo, 06 de Agosto de 2007
O Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, assinou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Miracema, no Noroeste Fluminense. O documento visa cooperação e assessoria técnica do DRM-RJ na área de geologia, mineração, meio ambiente e hidrogeologia, com base nos estudos desenvolvidos na região. Atualmente, o Noroeste Fluminense é o principal pólo mineral do Rio, com grande potencial para a produção de rochas ornamentais.
O DRM-RJ irá priorizar estudos da potencialidade mineral de Miracema, com foco nas rochas ornamentais, utilizando o mapeamento geológico disponível para indicar áreas adequadas para a implantação de pedreiras no município. Ao lado do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o órgão irá avaliar alternativas para as empresas de beneficiamento de rochas instaladas em Miracema.
Assinar:
Postagens (Atom)