terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Divisão de Geração de Imagens (DGI/INPE) CBERS

Prezado Usuário* CBERS,
Temos a grata satisfação de informar-lhe que as imagens geradas pelo satélite CBERS-2B, lançado em 19 de Setembro p.p. estão disponíveis a partir da Divisão de Geração de Imagens (DGI/INPE), no local tradicional:
http://www.dgi.inpe.br/CDSR/.

O satélite CBERS-2B é muito semelhante ao CBERS-2, mas teve algumas modificações que vale a pena mencionar. Substituiu-se o escaner IRMSS por uma Câmera Pancromática de Alta Resolução (HRC). Portanto, contará com três câmeras imageadoras: as tradicionais CCD e WFI, e a nova HRC. Esta câmera HRC fornecerá imagens com 2,7 m de resolução espacial, numa faixa de 27 km de largura. O modo operacional do CBERS-2B fará com que o ciclo de revisita desta câmera seja de 130 dias. Suas imagens, embora estejam sendo recebidas em Cuiabá desde o lançamento, ainda não estão à disposição dos usuários. Estamos trabalhando para que em cerca de um a dois meses elas passem a ser distribuídas rotineiramente. Adicionalmente, foram incorporadas outras melhorias relacionadas ao controle de posicionamento do satélite e também ao sistema de gravação a bordo. Mais informações estão em
http://www.cbers.inpe.br.

Salientamos que a participação dos usuários é fundamental para a continuidade e melhoria do Programa CBERS. Solicitamos que em seus relatórios, apresentações, publicações, etc., seja sempre mencionada a importância do CBERS para os resultados obtidos. Finalmente, solicitamos que nos sejam relatados os problemas que encontrar nas imagens, a fim de analisarmos e procedermos às melhorias necessárias e possíveis.

Na firme crença da importância do Programa CBERS para a observação da Terra, e contando sempre com sua contribuição na avaliação, análise e divulgação do Programa CBERS, apresentamos-lhe nossas cordiais saudações.

Atenciosamente,

José Carlos N. Epiphanio
Coordenador do Programa de Aplicações CBERS
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE