domingo, 20 de março de 2011

Alemanha e Suíça suspendem projetos nucleares preventivamente

Países tomaram primeiras medidas em relação ao risco nuclear.

Comissão Europeia convocou para esta terça uma reunião de urgência.
Da France Presse
imprimir Alemanha e Suíça foram os primeiros países europeus a suspender temporariamente projetos nucleares como medida preventiva, após as explosões registradas em uma central japonesa, o que abriu nesta segunda-feira (14) um debate no continente sobre a necessidade de se reforçar a segurança.
A chanceler alemã Angela Merkel anunciou uma moratória de três meses na decisão já adotada por seu governo de prolongar a vida das centrais nucleares do país.
O que acontece no Japão, onde as autoridades tentam por todos os meios evitar uma catástrofe nuclear na central de Fukushima, danificada pelo terremoto de sexta-feira, "muda a situação e na Alemanha, também", afirmou Merkel. "Não podemos fazer como se nada tivesse acontecido", e "digo isso muito claramente: não há tabu algum no que diz respeito à análise das condições de segurança", insistiu a chanceler.
Berlim tomou assim uma decisão destinada a tranquilizar seus cidadãos e se somou à Suíça, país que não faz parte da União Europeia (UE), que suspendeu seus projetos de reforma das centrais, à espera de "normas de segurança mais estritas".