quarta-feira, 20 de junho de 2007

REVISTAS, BOLETINS E AFINS

African Mining Magazine
American Metal Market Online
American Mineralogist
CIM Magazine
Coal Age Magazine
Coal People Magazine
Consejo de Recursos Minerales, Mexico
Construction Pan-Americana
Contractors Hotline
E&MJ Engineering and Mining Journal
Financial Times Business
Heavy Equipment News
Infomine - Robertson Info-Data
International Journal of Mineral Processing
Internationl California Mining Journal
JOM - The Member Journal of
Light Metal Age
Metal Bulletin
Metal Watch
Mineralnet
Mineria Chilena
Mineria Pan-Americana
Miners News
Mining and Metallurgical News by Mintek
National Coal Leader
Paydirt Online
Pit & Quarry Magazine
Pollution Equipment News / Rimbach Publishing Inc.
Randall Construction Media
Randol International
Revista Brasil Mineral
Revista Escola de Minas
Revista Ferroviaria
Revista Minérios & Minerales
Revista Tecnologia Hoje
Rock Products Magazine
Roskill Reports on Metals and Minerals
The Mining Record
The Northern Miner
Trans Tech Publications
Western Mine Engineering, Inc.
World Mining Equipment

BRASIL MINING SITE

Clique nos links abaixo para visitar os sites, que serão abertos em outra janela.
Agência Envolverde

Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (ABDIB)

Associação Brasileira de Cerâmica

Associação Brasileira de Cimento Portland

Associação Brasileira de Fundição

Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

Associação Brasileira do Alumínio - ABAL

Associação Brasileira do Cobre

Associação das Siderúrgicas de Carajás - ASICA

Associação do Aço do Rio Grande do Sul - AARS

Associação Mineira de Defesa do Ambiente - AMDA

Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Contrução Civil - ANEPAC

Associação Nacional para Difusão de Adubos

Coordenação Nacional das Associações de Empregados da CPRM - CONAE

Ecokids Brasil

Federação das Associaçoes de Engenheiros de Minas do Brasil

Federal Reserve Bank - USA

Fundação Getúlio Vargas - FGV

Fundo Monetário Internacional - FMI

Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos - IBGM

Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás - IBP

Instituto Brasileiro de Siderurgia - IBS

Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON

IPGN - Iniciando um Pequeno Grande Negócio - SEBRAE

Organização dos Estados Americanos - OEA

SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo

Sindicato Nacional da Indústria de Cimento

Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos

SINDIEXTRA - Sindicato das Indústrias Extrativas de Ouro, Metais Preciosos, Diamante e
Pedras Preciosas, Areias, Pedras Ornamentais, Lenha, Madeiras, Minerais Metálicos e Não Metálicos no Estado de MG


Clique nos links abaixo para visitar os sites, que serão abertos em outra janela.

Bolsa de Metais de Londres
Cotações de Minérios
Cotações Médias Mensais de Metais
Evolução das Cotações Médias Anuais de Metais
Iron Ore Canada
Metal Bulletin LME
Reports on Metals and Minerals
Steel Industry News and Information
Inovar para competir
O reitor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Carlos Henrique de Brito Cruz, fala sobre a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento do país e como a interação entre a universidade e o setor privado pode estimular o desenvolvimento do país. Leia aqui.
União em busca do conhecimento
A parceria entre empresa e universidade é uma das formas mais eficientes de se gerar inovação tecnológica. A Embraco, multinacional de origem brasileira, detentora de cerca da metade do mercado norte- americano de compressores herméticos, sabe disso como poucas empresas. Neste artigo especial para o site www.inovacaotecnologica.com.br, Mário Sérgio Ussyk, gestor Corporativo de Projetos da Embraco, fala sobre esta parceria. Leia aqui.

MONOCAMADAS AUTO MONTAVEIS SOBRE SUPORTES MESOPOROSOS


O nome não é simples:
Monocamadas Auto-montáveis sobre Suportes Mesoporosos. É mais fácil lembrar da sigla em inglês: SAMMS. SAMMS são criados pela união de duas tecnologias situadas na fronteira da ciência dos materiais: a auto-montagem molecular e os suportes mesoporosos.
Mineração e Reciclagem
Essa união de duas tecnologias de ponta resulta em um material de alta versatilidade, que pode ser fabricado segundo as exigências de uma grande variedade de aplicações, que vão da coleta de metais pesados de rejeitos industriais, até a recuperação de metais preciosos de minérios com teores de metal baixos demais para viabilizar a mineração tradicional.
Os suportes mesoporosos são feitos de cerâmica - cada um dos poros mede entre 20 e 100 ângstrons - no interior dos quais as moléculas coletoras unem-se espontaneamente para formar uma cada de revestimento. A imagem mostra a simulação de um desses poros coletando mercúrio (Hg).
Os pesquisadores conseguem produzir inúmeras versões do SAMMS conectando diferentes grupos funcionais na extremidade livre das monocamadas. Por exemplo, a utilização de um grupo tiol torna o material capaz de capturar mercúrio, prata, ouro, cobre, cádmio e chumbo - todos metais de alto interesse na mineração ou, no outro extremo, de grande preocupação quando se trata de rejeitos a serem lançados no meio-ambiente.
Área superficial
Como os poros dos SAMMS são muito pequenos, o material oferece uma gigantesca área superficial - cerca de 1.000 metros quadrados para cada grama de SAMMS. Cinco gramas de SAMMS oferecem uma área para coleta do metal desejado igual ao tamanho de um campo de futebol.
A tecnologia foi desenvolvida no Laboratório PNNL, pertencente ao Departamento de Energia dos Estados Unidos e já está disponível comercialmente.
Ver outras notícias sobre
Reciclagem e ReaproveitamentoMineraçãoCerâmicasIndústria Química
Notícias relacionadas
Motor termoacústico gera eletricidade a partir do calorReciclagem verde gera bio-combustível a partir de restos de madeiraProteína substitui micro-organismo em processos de limpeza
Para navegar
SAMMSPNNL - Pacific Northwest National Laboratory

INDICE DO GUIA DO MINERADOR

Informações BásicasPropriedade dos Recursos MineraisDireito de PrioridadeDepartamento Nacional de Produção Mineral
Regimes de AproveitamentoRegimes de Autorização e de ConcessãoObjetivoCampo de AplicaçãoÁreas MáximasRequerimento de PesquisaAutorização de PesquisaRelatório dos Trabalhos de PesquisaGuia de UtilizaçãoRequerimento de LavraPortaria de LavraRegime de LicenciamentoObjetivoCampo de AplicaçãoÁreas MáximasRequerimento de Registro de LicençaRegistro de LicençaRegime de ExtraçãoObjetivoCampo de AplicaçãoÁreas MáximasRequerimento de Registro de ExtraçãoDeclaração de RegistroRegime de Permissão de Lavra GarimpeiraObjetivoCampo de AplicaçãoÁreas MáximasRequerimento de Permissão de Lavra GarimpeiraCondições de OutorgaLicenciamento AmbientalLicenciamento Ambiental nos Regimes de Autorizações e ConcessõesLicenciamento Ambiental no Regime de Licenciamento©

DNPM - 4° Distrito - PernambucoCompilado por: Adhelbar Queiroz FilhoEditado por: Clóvis Ático Lima Filho

BREAK POINT ; o momento da evolucao pessoal e profissional

Break point: o momento da evolução pessoal e profissional
Carlos Moraes
Há muitos profissionais excelentes que mesmo preparados e habilidosos não conseguem encontrar uma forma de progressão na empresa e ai ficam diante de uma encruzilhada: acomodo onde estou (assim garanto a segurança financeira e a sobrevivência da família), ou saio para o mercado e Break point: o momento da evolução pessoal e profissional
Carlos Moraes
Há muitos profissionais excelentes que mesmo preparados e habilidosos não conseguem encontrar uma forma de progressão na empresa e ai ficam diante de uma encruzilhada: acomodo onde estou (assim garanto a segurança financeira e a sobrevivência da família), ou saio para o mercado e busco a minha evolução?
Vivemos em um país de muitas oportunidades, mas as possibilidades de evolução em uma mesma empresa são raras e se afunila na proporção de 1 em 75,0%, isto significa que em média a cada 75 profissionais admitidos nas empresas apenas 1 terá chances de chegar a um cargo de diretoria (isso quando a empresa na faz uma fusão ou troca toda diretoria).
Os norte americanos possuem uma expressão que não dá para traduzir para o português, o break point, como se fosse "o momento de ruptura". Veja se o seu momento de break point chegou? O break point na vida acontece em quase todas as fase de mudança, mas a mais sensível é quando deixamos a puberdade para partir para a adolescência. Quando aparecem as espinhas, é o momento em que a natureza está cobrando uma evolução.
Outro momento do break point na vida é o momento da aposentadoria, quantas pessoas simplesmente esperam aquele momento para ir para casa, vestir o pijamão e cuidar dos passarinhos. Muitos morrem dois ou três anos depois. O break point nas civilizações, como os Maias, os Incas, os Astecas, os Gregos, quando se permitiram deixar a acomodação tomar conta e não continuaram com seu foco em conquista, perderam o momento da evolução e sucubiram ao tempo. O break point nos Jogos, no tênis o break point significa o ponto final, a última chance do jogador fechar o jogo ou deixar o outro levar vantagem. Na sua vida profissional, se não tem mais por onde crescer, se a empresa não abre vagas, se não lhe propõe nada de novo e você está na mesma posição há mais de cinco anos, é o momento de sua escolha.
Passar por qualquer momento de break point não é fácil, não existem regras, nem cursos, apenas uma única certeza, é o momento da turbulência em que você vai passar sozinho! Não conte com ajuda de ninguém, pois quando se pensa em definir um caminho, quase todo mundo vai lhe dizer para jamais trocar o certo pelo duvidoso mas, qual é o certo para você? O certo e o errado possuem pontos de vista diferente para quem analisa. É certo você se acomodar a um cargo ou a uma subordinação sabendo que tem muito mais a oferecer e a provar a si mesmo? Ou será que é certo levar sua família e filhos a passar por um momento de incertezas enquanto você procura uma nova recolocação no mercado? Percebe porque esta é uma decisão solitária?
Tenho acompanhado pessoas e recebido vários relatos de profissionais que no momento em que deveriam ter agido por seu livre arbítrio, deixaram-se influenciar pela estabilidade da família e acomodação, e algum tempo depois foram demitidos, com a simples desculpa de um forçoso programa de demissão voluntária. Daí para frente amigo, prepare-se para conviver com a amargura e depressão. Se o seu momento de break point chegou, entre em ação, posso garantir uma única coisa se você romper os padrões e não se acomodar, terá evoluído, de um jeito ou de outro.
Carlos Moraes é consultor empresarial de grandes corporações nacionais e internacionais, pós graduado em Marketing Motivacional nos EUA e Diretor da Plus Incentive & Marketing -
carlos.moraes@plusincentive.combusco a minha evolução?
Vivemos em um país de muitas oportunidades, mas as possibilidades de evolução em uma mesma empresa são raras e se afunila na proporção de 1 em 75,0%, isto significa que em média a cada 75 profissionais admitidos nas empresas apenas 1 terá chances de chegar a um cargo de diretoria (isso quando a empresa na faz uma fusão ou troca toda diretoria).
Os norte americanos possuem uma expressão que não dá para traduzir para o português, o break point, como se fosse "o momento de ruptura". Veja se o seu momento de break point chegou? O break point na vida acontece em quase todas as fase de mudança, mas a mais sensível é quando deixamos a puberdade para partir para a adolescência. Quando aparecem as espinhas, é o momento em que a natureza está cobrando uma evolução.
Outro momento do break point na vida é o momento da aposentadoria, quantas pessoas simplesmente esperam aquele momento para ir para casa, vestir o pijamão e cuidar dos passarinhos. Muitos morrem dois ou três anos depois. O break point nas civilizações, como os Maias, os Incas, os Astecas, os Gregos, quando se permitiram deixar a acomodação tomar conta e não continuaram com seu foco em conquista, perderam o momento da evolução e sucubiram ao tempo. O break point nos Jogos, no tênis o break point significa o ponto final, a última chance do jogador fechar o jogo ou deixar o outro levar vantagem. Na sua vida profissional, se não tem mais por onde crescer, se a empresa não abre vagas, se não lhe propõe nada de novo e você está na mesma posição há mais de cinco anos, é o momento de sua escolha.
Passar por qualquer momento de break point não é fácil, não existem regras, nem cursos, apenas uma única certeza, é o momento da turbulência em que você vai passar sozinho! Não conte com ajuda de ninguém, pois quando se pensa em definir um caminho, quase todo mundo vai lhe dizer para jamais trocar o certo pelo duvidoso mas, qual é o certo para você? O certo e o errado possuem pontos de vista diferente para quem analisa. É certo você se acomodar a um cargo ou a uma subordinação sabendo que tem muito mais a oferecer e a provar a si mesmo? Ou será que é certo levar sua família e filhos a passar por um momento de incertezas enquanto você procura uma nova recolocação no mercado? Percebe porque esta é uma decisão solitária?
Tenho acompanhado pessoas e recebido vários relatos de profissionais que no momento em que deveriam ter agido por seu livre arbítrio, deixaram-se influenciar pela estabilidade da família e acomodação, e algum tempo depois foram demitidos, com a simples desculpa de um forçoso programa de demissão voluntária. Daí para frente amigo, prepare-se para conviver com a amargura e depressão. Se o seu momento de break point chegou, entre em ação, posso garantir uma única coisa se você romper os padrões e não se acomodar, terá evoluído, de um jeito ou de outro.
Carlos Moraes é consultor empresarial de grandes corporações nacionais e internacionais, pós graduado em Marketing Motivacional nos EUA e Diretor da Plus Incentive & Marketing -
carlos.moraes@plusincentive.com
O 1º CONGRESSO DO “CENTRO-OESTE BRASILEIRO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REDUÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA” será realizado nos dias 06 a 10 de agosto de 2007, e contará com a participação de especialistas renomados sobre o assunto no Brasil, trazendo informações e discussões atuais sobre as tecnologias para redução de gases do efeito estufa e sobre o panorama nacional com enfoque no centro-oeste sobre às Mudanças Climáticas. O evento abordará perspectivas e oportunidades para geração de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento de projetos que atendam o MDL, além da mitigação, redução dos impactos, vulnerabilidade e adaptação às Mudanças Climáticas.

Demonstrando uma atitude ambientalmente responsável, o evento fará a adesão ao projeto “Carbono Limpo” por meio da doação de um painel de energia solar para comunidade local, visando a redução das emissões e ou a eficiência energética. Com a doação desse equipamento, o evento estará reduzindo parte das emissôes de GEEs.

O evento tem como público alvo a academia, empresas, órgãos governamentais e não governamentais, universidades, profissionais liberais e aos interessados em contribuir com a “Mudança de hábitos, conservando o clima” .


Programa
Cuiabá 6 a 8 de Agosto 2007

Dia 6 Segunda-feira

19:30

Abertura
Palestra : Liberdade de ação e desenvolvimento econômico geram impactos no clima global? - Thelma Krug - INPE - SP
Coquetel

Dia 7 Terça Feira

Manhã
8:00

1 - Biocombustíveis: Do Agronegócio ao uso final, perspectivas no Centro-Oeste brasileiro e sua influência na redução de gases do efeito estufa.
2 - Possibilidades do uso de florestas como MDL no Centro-Oeste do Brasil e perspectivas pós-Quioto - Marcelo Theoto Rocha - USP - SP.
3 - Mudanças Climáticas e perda de biodiversidade no Centro-Oeste.
4- Existem tecnologias limpas para o carvão? Um dos “vilões ”do clima pode mudar de papel?- Fernando Zancan - ABCM - SC
5 - Oportunidades das mudanças climáticas na geração de novos negócios para pequenas empresas / produtores rurais (biodigestores, energias alternativas, outras)

Tarde
14:00

6 - Sequestro Geológico de CO2 no Brasil e perspectivas para o Centro-Oeste brasileiro- João Marcelo Ketzer - PUCRS
7 - Biocombustíveis: Tendências internacionais e desenvolvimento tecnológico na Petrobras - Alberto Fontes - CENPES/PETROBRAS - RJ.
8 - Hidrogênio: Vamos chegar lá?
9 - Desenvolvimento tecnológico em mudanças climáticas no centro de pesquisas da Petrobras - Thais Murce / Paulo Cunha - CENPES/PETROBRAS - RJ.
10 - Gás natural: Sua contribuição para a redução dos GEEs.

18:00

Exposiçao de painéis: Mudanças climáticas e redução dos GEEs
Happy Hour
Dia 8 Quarta Feira

Manhã
8:00
1 - Aspectos jurídicos das mudanças climáticas no Brasil - Flávia Frangetto - Siqueira Castro Advogados - SP
2 - Engenharia para as mudanças climáticas - climate change design - O futuro das cidades? - Luiz Pinguelli Rosa - COPPE/UFRJ - RJ
3 - Ecoeficiência: da utopia à prática
4 - Projetos em Aterros Sanitários, necessidades e possibilidades no Centro-Oeste Brasileiro - Mark Zulauf - BATTRE - BA
5 -Plano Estratégico do Rio Grande do Norte em mitigação, redução dos impactos, vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas - Eugênio Cunha - IDEMA - RN

Tarde
14:00

6 - Carbono na biomassa florestal: Resultados atuais e perspectivas para a região Centro-Oeste - Carlos Sanquetta - UFPR - PR
7 - Manejo sustentável do solo para redução das emissões dos GEEs e manutenção do carbono - Carlos Cerri - USP - SP
8 - Impactos na agricultura brasileira e no Centro-Oeste com as mudanças climáticas - Jurandir Zullo Jr - UNICAMP-SP
9- Redução de gases de efeito estufa na pecuária. Isto é possível?
10 - Energias renováveis, seu papel na redução dos GEEs e na matriz energetica brasileira - Luiz Pinguelli Rosa - COPPE/UFRJ - RJ

Saiba mais sobre os cursos oferecidos.

Clique aqui!
Interessados em inscrever pôsteres sobre mudanças climáticas ou redução dos GEEs, entrar em contato com: Fernanda Nagal - fernanda@ecowood.com.br (até 15 de julho de 2007).



Ecowood Assessoria Ambiental
(41) 3076-0835 ou 3223 0088
R. Portugal, 148 sala 7
CEP: 80.510-280
Curitiba - PR
www.ecowood.com.br/evento
Fone/Fax (41) 3223 0088