sexta-feira, 31 de agosto de 2007

--------------------------------------------------------------------------------

Economia

--------------------------------------------------------------------------------
27/08/2007 - 20h09
Ouro e diamante já aparecem como destaque nas exportações
Redação 24HorasNews


Um dos destaques da pauta de exportação em Mato Grosso de janeiro a julho de 2007 foi os minerais (diamante e ouro), que em 2006 representavam apenas 0,37% da tabela de exportação com apenas 29 quilos exportados. Em 2007 no mesmo período já foram exportados 2 mil quilos do mineral. Esse aumento foi atribuído pelo secretário Alexandre Furlan, de Indústria, Comércio e Mineração, a regulamentação desse setor, que antes não era fiscalizado e agora recebe a Certificação Kimberly.

O Certificado tem como objetivo atestar a origem e legalidade de diamantes brutos extraídos no Brasil para exportação. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) é o único órgão no país autorizado a emitir o documento.

O secretário Alexandre Furlan chamou a atenção para a diversificação da pauta de exportação, com a participação de empresas de pequeno e médio porte produzindo artigos como colchões, bebidas, produtos alimentícios, que estão conquistando espaço no mercado exterior.

Uma das causas para esse aumento da participação das pequenas e médias empresas no quadro de exportadores é o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), implantado em Mato Grosso por convênio assinado entre a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), operacionalizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). O projeto tem como objetivo principal aumentar a competitividade das empresas e disseminar a cultura exportadora.

Nenhum comentário: