O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços,Julio Bueno,
o Prefeito de Bom Jardim,Affonso Monnerat e o Presidente do Departamento de Recursos Minerais,Flavio Erthal têm a honra convidar
para a inauguração de mais dois marcos do Projeto Caminhos Geológicos em Bom Jardim,descrevendo a geologia da belíssima região da Pedra Aguda e da Serra de Macabu, em Barra Alegre,sítio do Circuito Turístico Eco-Rural Pedra Aguda.
O lançamento dos painéis será no dia 24 de agosto, às 19 horas, durante aapresentação do Circuito Turístico Eco-Rural Pedra Aguda, na localidade de Santo Antônio e a cerimônia de descerramento da placa aconteceráno dia 25 de agosto, às 10:30 horas, no início da estrada da Pedra Aguda e no Refúgio da Pedra Aguda,
O Painel descreve a geologia\nda região da Serra do Macabu, onde localiza-se o monumento geológico\nPedra Aguda. As rochas da região guardam uma história geológica que\ncomeça a ser contada há quase 630 Milhões de anos atrás e que teve seu\nmomento mais importante há cerca de 580 Milhões de anos, quando se\nformou a rocha denominada Granito Barra Alegre. As rochas da região têm\nsua origem na formação de um grande continente que existiu no passado\nda Terra denominado Gondwana, que se formou pela colisão de várias\nmassas continentais e que quando se fragmentou, há 130 Milhões de anos\natrás, deu origem ao nosso Oceano Atlântico,. Nestes processos, a\npressão e temperatura são muito altas e ocorre a fusão de rochas,\nconforme ocorre hoje ocorre na cadeia dos Himalaias, onde a Índia está\nem colisão com a placa asiática. Ou seja, há centenas de milhões de\nanos atrás as rochas que vemos em Barra Alegre e Bom Jardim estavam se\nformando a dezenas de quilômetros de profundidade.Durante este processo, as\nrochas da Pedra Aguda já existiam e ficaram submetidas a estas altas\npressões e temperaturas. Com isto, foram muito modificadas, passando a\nserem denominadas de rochas metamórficas que, na região, correspondem a\ngnaisses e migmatitos, do qual a Pedra Aguda é um exemplar.\u003c/font\>\u003c/font\>\u003c/p\>\n \u003c/li\>\n \u003cli\>\n \u003cp style\u003d\"margin-bottom:0cm\" align\u003d\"justify\"\>\u003cfont face\u003d\"Arial, sans-serif\"\>\u003cfont size\u003d\"2\"\>O Evento Folclórico Festa do\nInhame se realiza na localidade de Santo Antônio, distrito de Barra\nAlegre, em Bom Jardim, entre os dias 24 e 26 de agosto e é uma\niniciativa da Associação de Moradores, Produtores e Artesãos de Barra\nAlegre. Durante a Festa do Inhame será lançado o Circuito Turístico\nEco-Rural da Pedra Aguda, que busca atrair para a região os adeptos do\neco-turismo, das caminhadas e montanhismo. A região está a 8 km de São\nPedro da Serra e a 12 km de Lumiar, tradicionais localidades turísticas\nda Serra Fluminense.",1]
);
//-->
como parte integrante da Festa do Inhame 2007, evento folclórico promovido pelaPrefeitura de Bom Jardim, Associação de Produtores Rurais de Barra Alegre, Emater-Bom Jardim, Sebrae-Nova Friburgo e Sesc-Nova Friburgo.
O Painel descreve a geologia da região da Serra do Macabu, onde localiza-se o monumento geológico Pedra Aguda. As rochas da região guardam uma história geológica que começa a ser contada há quase 630 Milhões de anos atrás e que teve seu momento mais importante há cerca de 580 Milhões de anos, quando se formou a rocha denominada Granito Barra Alegre. As rochas da região têm sua origem na formação de um grande continente que existiu no passado da Terra denominado Gondwana, que se formou pela colisão de várias massas continentais e que quando se fragmentou, há 130 Milhões de anos atrás, deu origem ao nosso Oceano Atlântico,. Nestes processos, a pressão e temperatura são muito altas e ocorre a fusão de rochas, conforme ocorre hoje ocorre na cadeia dos Himalaias, onde a Índia está em colisão com a placa asiática. Ou seja, há centenas de milhões de anos atrás as rochas que vemos em Barra Alegre e Bom Jardim estavam se formando a dezenas de quilômetros de profundidade.
Durante este processo, as rochas da Pedra Aguda já existiam e ficaram submetidas a estas altas pressões e temperaturas. Com isto, foram muito modificadas, passando a serem denominadas de rochas metamórficas que, na região, correspondem a gnaisses e migmatitos, do qual a Pedra Aguda é um exemplar.
O Evento Folclórico Festa do Inhame se realiza na localidade de Santo Antônio, distrito de Barra Alegre, em Bom Jardim, entre os dias 24 e 26 de agosto e é uma iniciativa da Associação de Moradores, Produtores e Artesãos de Barra Alegre. Durante a Festa do Inhame será lançado o Circuito Turístico Eco-Rural da Pedra Aguda, que busca atrair para a região os adeptos do eco-turismo, das caminhadas e montanhismo. A região está a 8 km de São Pedro da Serra e a 12 km de Lumiar, tradicionais localidades turísticas da Serra Fluminense.
Estas placas, a 60a\ne 61a produzidas pelo Projeto Caminhos Geológicos do Estado do Rio de\nJaneiro, instaladas em 22 Municípios do Estado, é uma parceria do DRM-RJ com a fundação DER-RJ e Turisrio, Prefeitura de Bom Jardim, UFRJ\ Comunidade Local e foi elaborada pelos Geólogos Julio Cezar Mendes,\Patricia Teixeira, Gabriel Matos e Isabel Ludka (UFRJ), Ciro Ávila\(Museu Nacional) e Kátia Leite Mansur (Coordenadora do Projeto Caminhos\nGeológicos), Felipe Medeiros e Vítor Nascimento, do DRM-RJ.
Estas placas, a 60a e 61a produzidas pelo Projeto Caminhos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro, instaladas em 22 Municípios do Estado, é uma parceria do DRM-RJ com a fundação DER-RJ e Turisrio, Prefeitura de Bom Jardim, UFRJ e Comunidade Local e foi elaborada pelos Geólogos Julio Cezar Mendes, Patricia Teixeira, Gabriel Matos e Isabel Ludka (UFRJ), Ciro Ávila (Museu Nacional) e Kátia Leite Mansur (Coordenadora do Projeto Caminhos Geológicos), Felipe Medeiros e Vítor Nascimento, do DRM-RJ.
O Projeto Caminhos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro é iniciativa pioneira no Brasil, hoje replicada em estados como Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte e em processo de instalação em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, entre outras iniciativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário