sexta-feira, 6 de julho de 2007

No RJ - Sobre Cursos na UFRJ, UERJ e PUC-Rio.


UFRJ OFERECE CURSO DE MESTRADO NA ÁREA DE PETRÓLEO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFRJ informa que será realizada a inscrição e seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado no ano letivo de 2007/2 (2o. semestre), para preenchimento de uma vaga relativa à concessão de uma bolsa IBP para o tema "Metodologia de Financiamento para os Pequenos Produtores do Mercado Brasileiro de Petróleo e Gás Natural", sob orientação do Prof. Dr. José Mario Coelho (zemario@geologia.ufrj.br).

O prazo de inscrição é de 2 a 20 de julho e a seleção entre 25 e 26 de julho, com início do curso em agosto de 2007. Para informações acessar "Pós-graduação" em www.geologia.ufrj.br/ ou telefones 21-2598-9463/9995-7931.

UERJ PROMOVE CURSO EM PETROLOGIA TECTÔNICAA Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ promove o curso Tópicos Especiais em Petrologia Tectônica, Granitos e Mineralizações que acontecerá nos dias 12 de julho (quinta-feira) e 17 a 20 de julho (terça a sexta-feira), manhã e tarde, com o Professor Roberto Weinberg do Australian Crustal Research Centre, School of Geosciences, Monash University, Australia. O programa preliminar inclui uma parte introdutória, abordando Tectônica e Magmatismo Granítico (12 julho, Miguel Tupinambá, UERJ); uma parte Aplicada (17,18,19 de julho, Roberto Weinberg), com os temas: tectônica extensional com exemplo da Grécia; tectônica compressional dos Himalaias incluindo magmatismo crustal e estruturas; tectônica e magmatismo no Arqueano; estruturas, magmas granítico e ouro, porphyry Cu mineralization na Papua Nova Guiné e o exemplo de Ok Tedi e uma parte de trabalho de campo (20 de julho, Miguel Tupinambá, guia), abordando os Granitos na região serrana do Rio de Janeiro entre Petrópolis e Areal, via BR040 (1 dia). As inscrições podem ser feitas na secretaria do Programa, na rua São Francisco Xavier, 524 - sala 4001 A, Maracanã - Rio de Janeiro - RJ e informações podem ser obtidas em 21-2587-7704 ou geopos@uerj.br.

PUC-RIO TEM CURSO DE GEOQUÍMICA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEASO CCE da Pontifícia Universidade Católica –

PUC/Rio informa a realização do Curso de Geoquímica de Águas Subterrâneas (Water Quality Data Management & Modeling – Applications using AquaChem and USGS PHREEQC), no período de 17 a 19 de julho, na PUC-Centro, na rua Marechal Câmara 186 sala 705, Centro, Rio de Janeiro. O instrutor é Lucas Calmbach, PhD, com dez anos de experiência em gerenciamento de dados ambientais e criador do AquaChem. O idioma requerido é o inglês e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 21-3824-7377 ou ggomes2@slb.com.

Prof. Julio Cesar C. Leitão - Cel: (22) 9835.9965E.mail:
prof.juliocesar@clubedaarvore.com.brProf. Julio Cesar C. Leitão - Coordenador
Clube da Arvore Projetos Ambientais

www.clubedaarvore.com.br - contato@clubedaarvore.com.br

Nenhum comentário: