segunda-feira, 16 de julho de 2007

Artigo – Terræ Didatica – v.1, n.1 - 2005

Artigo – Terræ Didatica – v.1, n.1 - 2005
Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático
Adalberto ScortegagnaDepartamento de Geografia Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba - FACIUSOCentro de Estudo e Pesquisa (CEP) - Colégio Bom JesusOscar Braz
Mendonza NegrãoDepartamento de Geociências Aplicadas ao Ensino Instituto de Geociências - UNICAMP
RESUMOSão relatados diversos tipos de trabalhos de campo e seus papéis didáticos, relacionando-os com a disciplina de Geologia Introdutória aplicada ao curso de Geografia. Os tipos de trabalhos de campo relatados são: as saídas de campo Ilustrativa, Indutiva, Motivadora, Treinadora e Investigativa. Sugere-se uma nova proposta de trabalho de campo, a saída de campo Autônoma, na qual os alunos realizam trabalhos sem a presença do professor em campo. Esta nova proposta de trabalho favorece atividades investigativas constantes ao longo da disciplina, pois a partir dos temas que vão sendo abordados em sala de aula, os alunos têm a possibilidade de fazer a inter-relação entre a teoria e sua aplicação no cotidiano. Outro aspecto importante refere-se ao fato de permitir a participação total da turma, pois os horários de ida ao campo são agendados pelos próprios grupos de estudo, em especial turmas do período noturno, que tradicionalmente participam menos de saídas de campo realizadas em finais de semana.
ABSTRACTThe article describes diverse types of fieldwork and its didactic roles, relating them with a discipline of applied Introductory Geology for the course of Geography. The types of field works are: the Illustrative, Inductive field, Motivator, Trainer and Investigative types. It is here suggested a new proposal of fieldwork, the Autonomous field activity, when pupils carry through works without the presence of the professor in the field. This new work proposal favors to continuous investigative activities along the disciplines, therefore from the subjects that are approached on classrooms, pupils have the possibility of make relationships between the theory and its application in the daily one. Another important aspect is to allow the total participation of the group, therefore the schedules of field trips are set by appointments the proper study groups, this is of a special interest for groups of the nocturnal period, that shows a lesser participation in fieldwork on weekends.

Nenhum comentário: