quinta-feira, 28 de junho de 2007

SITE DA AGENCIA ESPACIAL BRASILEIRA - www.aeb.gov.br/

Pelo site da Agência Espacial Brasileira, é possível localizar os dois satélites de Coleta de Dados e o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres

A trajetória de três satélites brasileiros pode ser acompanhada, em tempo real, pela internet.

Pelo site da Agência Espacial Brasileira (AEB),
- http://www.aeb.gov.br/ -

os interessados encontram a localização exata dos satélites de Coleta de Dados (SCD) 1 e 2 e do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers-2). Segundo a AEB, os SCDs destinam-se à coleta de dados ambientais e são utilizados primordialmente pelos setores meteorológico, hidrológico, energético e agrícola.
O SCD-1, primeiro satélite totalmente nacional, foi lançado em 1993, e o SCD-2, em 1998. Ambos orbitam a Terra a cerca de 750 quilômetros, em inclinação de 25º. Os Cbers, feitos em conjunto com a China, estão a 780 quilômetros de altitude e são voltados à produção de imagens da Terra. O mais recente exemplar da série, o Cbers-2, está em operação desde 2003.

As imagens geradas pelo Cbers têm aplicação no controle do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal e no monitoramento de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano e ocupação do solo. Tanto os SCDs quanto os Cbers foram desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). (Fonte: Estadão)

Nenhum comentário: